Cadernos de Questões do Encceja 2019 estão disponíveis para consulta e estudo

Os Cadernos de Questões do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2019 foram disponibilizados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os arquivos podem ser acessados na página do Encceja no portal do Inep para consulta e como material de estudo. Os gabaritos foram publicados anteriormente.

Os arquivos são disponibilizados por etapa de ensino e área de conhecimento. O Inep disponibilizou os Cadernos de Questões regulares e também os acessíveis (prova ampliada, prova superampliada e prova ledor). Ao clicar no botão “Prova” o usuário abrirá um arquivo zipado com esses quatro Cadernos de Questões distintos.

Para o ensino fundamental estão disponíveis os Cadernos de Questões de ciências naturais; história e geografia; matemática; língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física. Já para o ensino médio, podem ser acessados os Cadernos de Questões de ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; matemática e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias.

Encceja

O exame é direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada. Portanto, a forma de avaliar o conhecimento desses participantes é diferente. As questões são elaboradas para avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares, por meio de situações-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências a partir do que os participantes aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.

A edição do exame deste ano teve recorde de presentes: 1.185.945, o que representa um aumento de 45% em relação à edição do ano anterior. Os resultados individuais estão publicados na página do Encceja e podem ser acessados com a inserção do CPF e da senha do participante. Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação poderá obter o certificado do ensino fundamental ou médio emitido pelas Secretarias de Estado de Educação. Os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram adesão ao Encceja, também são certificadores do exame, porém somente do ensino médio.

Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento terão direito à declaração parcial de proficiência. Com a declaração, o participante fica liberado para se inscrever na próxima edição do exame nas áreas em que não alcançou as notas necessárias para o certificado de conclusão. O participante que fez o exame deve procurar a instituição certificadora que selecionou durante a inscrição.

Desde 2002, o Inep é responsável pela aplicação do Encceja no Brasil e no exterior. Desde 2017 são quatro edições anuais: nacional regular, nacional PPL, exterior e exterior PPL. O Encceja Exterior é aplicado em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Já o Encceja PPL, para pessoas privadas de liberdade, conta com a parceria do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

• Estude pelos Cadernos de Questões do Encceja

• Acesse o Sistema Encceja

• Acesse o Sistema Encceja Exterior

• Acesse o Sistema Encceja PPL

• Saiba mais sobre o Encceja

Fonte: INEP