Câmara dos Deputados aprova regulamentação da profissão de podólogo

podologiaPela proposta, o podólogo será obrigado a ter diploma de ensino superior na profissão e será responsável pela avaliação podológica, pela definição da melhor terapia em cada caso, pela manutenção da saúde postural, pela realização de pequenas intervenções cirúrgicas e pela prescrição de medicamentos de venda livre. Já o técnico em podologia poderá realizar podologia estética, assepsia dos pés, além de cuidados de calos e unhas encravadas.

Os podólogos formados em escolas técnicas antes da aprovação da lei exercerão as mesmas atividades do podólogo formado em instituições de ensino superior.

O autor da proposta, deputado José Mentor, do PT de São Paulo, lembrou que o projeto contou com a participação de entidades ligadas aos podólogos e do Ministério da Saúde para chegar ao texto que foi aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça.

“Acho que é uma coisa muito importante para qualificar uma profissão e lhes dar condições de formação técnica, de qualificação e de controle sobre uma atividade que mexe com a saúde das pessoas.”

Atualmente no Brasil, quase 60 mil pessoas exercem a profissão de podólogo.

A proposta agora vai ser analisada pelo Plenário do Senado.

Fonte: RádioAgência – Rádio Câmara

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010