Câmara dos Deputados promove seminário sobre dez anos do Sinaes

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados vai realizar na próxima terça-feira (27), às 14 horas, o seminário “10 Anos do SINAES: Avanços e Desafios da Avaliação da Educação Superior”.

 

Na ocasião o reitor da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Marcos Fernando Ziemer, vai representar o presidente do Conselho de Reitores, na mesa que vai debater sobre a evolução do sistema de avaliação da educação superior da Lei nº 9.131, de 1995, à Lei nº 10.861, de 2004.

Criado pela Lei n° 10.861/2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) é formado por três eixos: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes de ensino superior. O objetivo é promover a melhora da qualidade da educação brasileira.

 

Cada eixo de avaliação do Sinaes tem um indicador próprio para aferir a qualidade da educação superior nos seus mais diversos aspectos: Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC); Conceito Preliminar de Curso (CPC); e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

 

O IGC é um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o Conceito Preliminar de Curso (CPC). Para a pós-graduação, é utilizada a Nota Capes.

 

O CPC considera o Enade (55% de peso), a infraestrutura da instituição (15%), a organização didático-pedagógica (7,5%) e o corpo docente (7,5%).

 

O Enade tem o objetivo de aferir o rendimento dos estudantes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências.

 

Desde a criação, o Sinaes passou por mudanças. Dentre elas, a criação do Banco de Avaliadores (Basis) e do Banco Nacional de Itens da Educação Superior. Em 2009, o Enade passou a ser censitário, proporcionando um panorama mais abrangente do desempenho dos estudantes.

 

O seminário ocorrerá no Plenário 10, Anexo II da Câmara dos Deputados.

 

Com informações do INEP

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010