O Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, recebeu da Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc) a homenagem Mérito da Educação Comunitária, destinada a personalidades que fazem a diferença na Educação. A cerimônia de entrega da comenda ocorreu nesta quinta-feira, 3 de agosto, em Brasília (DF), durante a 49ª Assembleia Geral Ordinária da Associação, que comemorou os 10 anos da Lei das Instituições Comunitárias (Lei 12.881/13).
Em seu discurso, o ministro Camilo Santana destacou o desafio do governo federal em ampliar e garantir o acesso dos jovens brasileiros às instituições de educação superior. De acordo com o ministro, essa é uma missão que convoca toda a sociedade, junto ao Ministério da Educação (MEC), na construção as políticas públicas educacionais que vão garantir um futuro melhor para o país.
“Temos um desafio enorme de ampliar o acesso dos jovens ao ensino superior. As universidades comunitárias têm um papel muito importante, porque não têm fins lucrativos e estão dando aos nossos jovens a esperança de concluir o ensino superior no Brasil.” Camilo Santana, Ministro da Educação
O ministro também falou sobre as ações do MEC em prol da melhoria na qualidade da educação brasileira, como recomposição orçamentária para as universidades e institutos federais, retomada das obras paradas, reajuste no valor e ampliação das bolsas do Programa Bolsa Permanência, além dos pactos do atual governo com a educação: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e Escola em Tempo Integral.
“É importante destacar a relevância da Abruc e das instituições comunitárias na contribuição com as políticas públicas que estão sendo lançadas e implementadas pelo MEC.” Camilo Santana, Ministro da Educação
Outros pontos abordados pelo ministro da Educação foram a discussão do novo Plano Nacional da Educação (2024-2034); a reformulação do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies); a formação inicial dos professores, entre outras pautas. “Estamos nessa missão, dada pelo presidente Lula, de união e reconstrução do Brasil. A Abruc tem um papel fundamental nesse processo. Vamos ter todas as lideranças e a sociedade para que possamos construir um futuro melhor, com educação de qualidade para os nossos jovens e para as nossas crianças brasileiras”, finalizou.
Homenageados – Além do Ministro da Educação, Camilo Santana, também foram homenageadas outras 15 personalidades: Jorge Messias, advogado-geral da União; Luciana Santos, ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação; Nísia Trindade, ministra da Saúde; Mercedes Bustamante, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); Manuella Mirella, presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE); Luciane Ceretta, presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe); Gilberto Carvalho, secretário nacional de Economia Popular e Solidária; Jorginho Melo, governador de Santa Catarina; Maria do Rosário, deputada federal (PT/RS); Clodoaldo Magalhães, deputado federal (PV/PE); Pedro Uczai, deputado federal (PT/SC); Dandara Tonantzin, deputada federal (PT/MG); Célia Xakriabá, deputada federal (PSOL/MG); Vitor Lippi, deputado federal (PSDB/SP); e Reginaldo Lopes, deputado federal (PT/MG).
Abruc – A Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação foi fundada em 26 de julho de 1995, com o objetivo de promover, consolidar e defender os conceitos de faculdade, centro universitário e universidade comunitária. Atualmente, a Abruc reúne 68 instituições comunitárias de educação superior e tem atuado no cenário educacional brasileiro, participando de diversos fóruns oficiais e organizando eventos e seminários em todo o país.
Fonte: MEC