Campanha da Fraternidade 2022 é centro de discussões e reflexões no planejamento estratégico da ANEC

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) lançou, em outubro de 2021 o Texto Base da Campanha da Fraternidade (CF) 2022. Pela terceira vez em quase 60 anos, a CF abordará o o tema “Fraternidade e Educação” e nesta edição terá como lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26).

A Campanha da Fraternidade, realizada anualmente no período da Quaresma desde 1964, promove diversas ações para reflexão e ação, ligando a proposta de conversão do tempo litúrgico a soluções concretas para os problemas sociais do Brasil. A CF tem como propósito ser um caminho para que os cristãos vivam a espiritualidade quaresmal com o sentido de mudança e transformação pessoal imitando a misericórdia de Deus, repartindo o pão com os necessitados e fortificando o espírito fraterno.

O tema deste ano surgiu em uma linha de continuidade com os anteriores. Em 2020, o foco na vida como dom de Deus a ser cultivado e um compromisso a ser assumido foi continuado na CF ecumência de 2021 sobre o diálogo. Em 2022, ao abordar a educação, encerra-se uma tríade pedagógica da CF: cuidar, dialogar e educar são atitudes acessíveis para que os cristãos transformem-se a si mesmos e o mundo que habitam.

A educação apareceu na Campanha da Fraternidade pela primeira vez em 1982 com o lema “A verdade nos libertará”. Naquele ano, surgiram iniciativas que deram origem à Pastoral da Educação. Em 1998, quando este tema foi retomado na CF, a Pastoral da Educação foi formalizada e estruturada. Naquela edição, a Igreja se preparava para o jubileu dos 2000 anos do nascimento de Jesus Cristo, com lema que inspirava ao serviço da vida e da esperança.

A Associação Nacional de Educação Católica do Brasil – ANEC, em consonância com a CNBB, e acreditando na educação de qualidade social e na importância de estarmos em sinergia para que haja o fortalecimento das ações de incidência que potencializarão as instituições educacionais católicas no cenário político brasileiro, colocou a Campanha da Fraternidade 2022 como centro de suas discussões, reflexões e mobilizações no planejamento estratégico em 2022.

A proposta da CF 2022 é promover um diálogo sobre a realidade educativa no Brasil, à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor do humanismo integral e solidário. Além disso, buscará refletir sobre o papel da família, da comunidade de fé e da sociedade no processo educativo com a colaboração das instituições de ensino; incentivar propostas educativas que, enraizadas no Evangelho, promovam a dignidade humana, a experiência do transcendente, a cultura do encontro e o cuidado com a Casa Comum.

Para saber mais sobre a campanha, clique aqui e acesse o site da ANEC.

Texto extraído da Revista Educanec nº 4, disponível em <https://bit.ly/Educanec4>

Fonte: ANEC