Capacitação prepara colaboradores para o Enem Digital

Aproximadamente 30 mil colaboradores receberão capacitação, que será realizada de maneira remota. As lives começam nesta terça-feira, 8 de dezembro

Uma das grandes novidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 é a implementação do Enem Digital. Neste sábado, 5 de dezembro, foi realizada a live de abertura da capacitação dos colaboradores que irão atuar na aplicação do novo formato do exame. Aproximadamente 30 mil colaboradores, entre eles, coordenadores estaduais, municipais, coordenadores de local, supervisores e auxiliares de tecnologia, receberão capacitação, que será realizada de maneira remota. As lives começam na próxima terça-feira, 8 de dezembro.

A abertura contou com a participação do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes; do diretor de Gestão e Planejamento, Murillo Gameiro; da coordenadora-geral de Desenvolvimento da Aplicação, Andréia Gonçalves; do coordenador de Assuntos Institucionais da Fundação Cesgranrio, Gabriel Lima; e do diretor de Tecnologia da Fundação Cesgranrio, Carlos Henrique Nogueira.

As provas do Enem Digital acontecem nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Esta será a primeira aplicação digital do exame, que conta com aproximadamente 97 mil inscrições confirmadas. Alexandre Lopes destacou a importância da participação dos colaboradores durante a capacitação. “O Enem Digital é uma novidade para todos. Este é o momento para esclarecer todas as dúvidas que envolvam a logística no dia do exame”, ressaltou o presidente do Inep.

Com o tema “Enem como indutor de transformação social. Colaborador, qual é o seu papel?”, a capacitação vai abordar desde a organização dos materiais e entrada dos participantes nos dias do exame até a logística dos laboratórios de cada localidade. Em tempos de pandemia, a segurança será reforçada. “Este foi um ano atípico. Aos poucos, vamos migrar todo o Enem para a versão digital. Por ser uma novidade tanto para quem vai fazer quanto para os colaboradores, esta capacitação é fundamental para garantir segurança e tranquilidade aos participantes no dia do exame”, destacou Murillo Gameiro.

A estrutura da prova será igual à da versão impressa e, no caso da redação, será realizada da mesma forma que no Enem impresso, redigida manualmente. Andréia Gonçalves destacou que todos os computadores terão uma cabine de proteção e que todo o material administrativo, como ficha de ocorrências, termo de eliminação e relatório de aplicação, será preenchido por meio de um aplicativo. “Nosso objetivo é padronizar esses procedimentos para que todos os participantes sejam tratados com isonomia”, afirmou a coordenadora.

O diretor de Tecnologia e Disseminação de Informações Educacionais do Inep, Camilo Mussi, encaminhou uma mensagem durante a abertura, reforçando a atuação de todos os colaboradores no dia do exame. “Estamos iniciando uma história. Os colaboradores estão na ponta. São eles que estarão à frente com os participantes. Por isso, é muito importante a participação de todos nesta fase que antecede a aplicação”.

O Enem Digital acontecerá em todos os estados e no Distrito Federal, nos municípios definidos pelo edital, com número respectivo de vagas. Nesta edição, apenas os estudantes concluintes do ensino médio, ou que já terminaram a etapa em anos anteriores, e não precisam de recurso de acessibilidade participarão das provas.

Para o coordenador de Assuntos Institucionais da Fundação Cesgranrio, Gabriel Lima, “o Enem Digital é resultado de um trabalho prévio. Nos preparamos nos últimos oito anos para este momento. Nosso objetivo é garantir uma aplicação segura e acessível para todos os participantes do Enem”, afirmou.

Assessoria de Comunicação Social do Inep

Foto: Inep

Fonte: Inep