Universidade Estadual de Nova York em Buffalo receberá até 10 professores visitantes sêniores e 10 professores visitantes juniores
Está aberta até 1º de outubro a seleção de 20 professores para atuarem na Universidade Estadual de Nova York em Buffalo, nos EUA. A CAPES concederá bolsas e outros auxílios para os educadores, seguindo as regras descritas no Edital nº 16/2025, publicado na segunda-feira, 11 de agosto, e disponível no site da Coordenação.
A CAPES/MEC disponibilizará até 10 bolsas de professor visitante sênior, com mensalidades de US$ 2,3 mil, e 10 de professor visitante júnior, cujo valor mensal é US$ 2,1 mil. Os benefícios durarão de três a 10 meses. Haverá, ainda, auxílios para instalação, seguro-saúde, deslocamento e localidade. A universidade em Buffalo poderá custear a vinda de Professores Visitantes ao Brasil para as IES de origem dos Professores Visitantes no Exterior.
Essa é a primeira edição do Programa CAPES/Universidade em Buffalo (CAPES/UB) – Professor Visitante. Os objetivos da iniciativa incluem o aumento do intercâmbio entre brasileiros e norte-americanos, formação contínua de professores, criação de redes de parcerias e internacionalização da ciência brasileira.
Iniciado nesta semana, o cronograma do edital se estenderá por um ano. O resultado preliminar está previsto para o último dia de 2025 e o final, 30 de abril de 2026. As atividades dos professores brasileiros na Universidade Estadual de Nova York em Buffalo devem se dar a partir de agosto do próximo ano.
A seleção de professores visitantes é parte de um acordo firmado pela CAPES e a Universidade Estadual de Nova York em Buffalo em janeiro. A Coordenação enviará até 20 professores e até 10 pós-graduandos na modalidade doutorado-sanduíche a cada ano. Já a instituição norte-americana, poderá trazer ao Brasil até 10 de seus educadores por até um ano cada.