O Censo da Pós-Graduação stricto sensu, ano-base 2025, estará disponível a partir de 19 de novembro na Plataforma Sucupira, por meio de um formulário eletrônico a ser preenchido até 26 de fevereiro de 2026. A Instrução Normativa nº 4/2025 rege toda a operacionalização do processo e o cronograma segue a Portaria nº 286/2025. Os dois documentos foram publicados no Diário Oficial da União e no site da CAPES/MEC nesta segunda-feira, 13 de outubro.
Devem preencher o Censo os pós-graduandos matriculados (mestrado e doutorado), professores (permanentes e colaboradores), pesquisadores em estágio pós-doutoral e coordenadores de programas de pós-graduação (PPGs) com vínculo vigente no sistema. Para isso, é necessário que os coordenadores de PPGs atualizem todos os registros na Plataforma Sucupira até 14 de novembro.
O Censo da Pós-Graduação é um levantamento realizado anualmente, de caráter declaratório e mediante coleta descentralizada de dados, com o objetivo de subsidiar as políticas públicas relacionadas à pós-graduação stricto sensu por meio da produção de dados estatísticos. A prestação das informações será obrigatória e caberá ao coordenador de cada PPG a responsabilidade de monitorar o preenchimento pelos integrantes de cada programa.
Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a CAPES/MEC adotará medidas técnicas e administrativas destinadas a assegurar a proteção e a privacidade dos dados informados. Isso garantirá tratamento seguro e em consonância com os princípios e fundamentos da legislação vigente para as informações.
A divulgação do resultado está prevista para 16 de novembro de 2026. O canal oficial de comunicação para atendimento relacionado ao Censo é o falecomdav@capes.gov.br.