CAPES altera data da coleta de dados para a Avaliação

Preenchimento e chancela das informações pelos coordenadores vão até o dia 26 e a homologação pelas pró-reitorias, 3 de maio

A CAPES prorrogou os prazos da coleta de dados para a Avaliação Quadrienal. A data-limite para preenchimento e chancela das informações pelos coordenadores de programas de pós-graduação passou de 12 para 26 de abril. Já a homologação pelas Pró-Reitorias de Pós-Graduação ou unidades equivalentes, antes com conclusão marcada para o dia 19, foi para 3 de maio. O novo cronograma consta na edição do Diário Oficial da União desta segunda-feira, 8 de abril, e no site da Fundação.

O procedimento é feito no Portal Coleta, módulo da Plataforma Sucupira mais restrito, destinado aos coordenadores de programas de pós-graduação e pessoal de apoio ao preenchimento. Os dados são coletados e informados a cada ano e subsidiam o trabalho das comissões das áreas e do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) nas etapas decisivas do ciclo avaliativo.

Na Avaliação Quadrienal, a CAPES, com a contribuição de toda a comunidade acadêmico-científica, atribui notas de 1 a 7 para os programas de pós-graduação. Aqueles avaliados em 1 ou 2 entram em processo de desativação. A nota mínima para se manter em funcionamento, só com curso de mestrado, é 3. Para o doutorado, a partir de 4. As notas 6 e 7 são atribuídas aos programas considerados de excelência.

Sobre a coleta de dados
O Portal Coleta é um módulo da Plataforma Sucupira criado para reunir informações sobre os programas de pós-graduação stricto sensu do País e subsidiar o processo avaliativo da CAPES, assim como os programas de fomento e planejamento de políticas institucionais.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)

Fonte: CGCOM/CAPES