Serão concedidas oito bolsas, em universidades da Flórida, Kentucky, Illinois, Massachusetts, Pensilvânia, Rhode Island, Texas e Utah
A CAPES publicou nesta segunda-feira, 13 de maio, o resultado final do Edital nº 04/2023, do Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA. O documento traz os números das inscrições, os nomes dos selecionados, as instituições de ensino superior nos quais os aprovados estudarão e as respectivas áreas do conhecimento. Serão concedidas oito bolsas, em universidades da Flórida, Kentucky, Illinois, Massachusetts, Pensilvânia, Rhode Island, Texas e Utah.
Cada pesquisador receberá até US$55 mil por ano. O valor inclui as mensalidades da bolsa, que durará três anos, e benefícios como auxílio-instalação e seguro-saúde. A Fundação também custeará as passagens aéreas e as taxas acadêmicas e administrativas. A partir do quarto ano de curso, as universidades anfitriãs arcarão com o restante do investimento.
As áreas de formação dos estudantes são Educação, Filosofia, História Antiga e Medieval, Letras, Linguística, Música e Política Internacional. Os alunos embarcarão para os Estados Unidos entre agosto e setembro, meses nos quais começarão as atividades.
Sobre o Programa
O Programa CAPES/Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA é executado em cooperação com a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos e o Brasil (Comissão Fulbright) para incentivar a formação de líderes para a pesquisa, no Brasil e no mundo. A ação tem como objetivo favorecer o acesso de pesquisadores brasileiros às universidades de excelência nos EUA e aumentar o nível de colaboração e publicações conjuntas entre pesquisadores de ambos os países, resultando em maior visibilidade internacional à produção científica, tecnológica e cultural brasileira.
Fonte: CGCOM/CAPES