CAPES e ANPG discutem melhorias para pós-graduandos

Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, recebeu a visita de Vinícius Soares, presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Durante a reunião, ocorrida na sexta-feira, 1º de março, foram discutidas propostas para a melhoria das condições dos bolsistas no Brasil e exterior.

“Estamos sempre abertos ao diálogo”, destacou Denise, ressaltando que uma das metas da sua gestão é aumentar o número de bolsas, principalmente de doutorado, e implementar ações estratégicas para que os doutores formados tenham mais espaço no setor empresarial brasileiro.  Essa foi a primeira reunião entre a CAPES e a ANPG após a posse da nova presidente da Fundação.

A associação apresentou uma lista de 12 propostas. “São pontos que consideramos essenciais”, afirmou Vinícius, enfatizando como mais importantes o reajuste dos valores das bolsas no exterior e a garantia previdenciária dos mestrandos e doutorandos. Denise afirmou que levaria as reivindicações para o Ministério da Educação (MEC), de modo a que sejam discutidas e implementadas o mais brevemente possível.

A presidente da CAPES enfatizou a importância do papel da associação e agradeceu a visita. “A ANPG sempre traz pautas importantes para o avanço da pós-graduação e os pós-graduandos são fundamentais para o desenvolvimento do nosso País”, afirmou.

Fonte:  Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) Brasília – Redação CGCOM/CAPES