CAPES e Fulbright ampliam áreas para estudar nos EUA

Programa CAPES – Fulbright de Doutorado Pleno nos EUA ampliou o número de áreas envolvidas pelo edital: Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar.

O programa prevê a concessão de até 10 bolsas, com duração que pode chegar a seis anos, de acordo com avaliação anual. Cada bolsista terá apoio financeiro da CAPES nos três primeiros anos, em valores que podem alcançar US$ 55 mil, por ano. A partir do quarto ano, a universidade anfitriã assume os custos do doutorando.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até às 17h do dia 30 de abril de 2023 (horário de Brasília). A divulgação do resultado preliminar está prevista para junho de 2023 e as atividades dos bolsistas devem começar entre agosto e setembro de 2024.

Para se candidatar, é necessário seguir os requisitos presentes no edital, dentre eles: ser brasileiro, morar no Brasil, não possuir título de doutorado ou acumular bolsas e benefícios de agências públicas federais ao longo do período de estudos nos Estados Unidos.

Mais informações e o edital completo estão no site da CAPES.

Sobre o Programa
Programa CAPES-Fulbright de Doutorado Pleno tem como objetivo formar doutores nos EUA, como alternativa às possibilidades ofertadas pela pós-graduação brasileira. A iniciativa busca candidatos de excelente desempenho acadêmico e com projetos que não possam ser realizados no Brasil.

 

Fonte: CAPES