CAPES e universidades da Irlanda discutem ampliação de parcerias

Durante o encontro com a presidente da Fundação, participantes falaram de mobilidade internacional, formação de professores e áreas estratégicas de estudos

Uma comitiva formada por representantes de instituições de educação superior da Irlanda esteve na CAPES, na sexta-feira, 22 de março, para conversar sobre possíveis parcerias com a Fundação. Na ocasião, o grupo conheceu a experiência da Agência com outros países e falou sobre áreas estratégicas de estudos.

Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, explicou que “a pós-graduação brasileira é robusta, com universidades de referência”, e citou áreas em que o Brasil possui experiência, como desenvolvimento sustentável, agricultura e biotecnologia.

Ao falar sobre formação de professores, a presidente mencionou a parceria com o Mary Immaculate College, em Limerick, na Irlanda. Pelo Programa de Desenvolvimento de Profissionais da Educação Básica na Irlanda, 28 profissionais que trabalham em sala de aula, direção, coordenação ou supervisão pedagógica das escolas da rede pública de educação básica participam de curso de liderança e gestão educacional.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.

 

Fonte: CAPES