CAPES institui o Censo da Pós-Graduação do Brasil

Medida vale para os cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pelo MEC e embasará a condução de políticas públicas para a área

 

A CAPES instituiu na quarta-feira, 10 de abril, o Censo da Pós-Graduação stricto sensu brasileira. A medida, concretizada pela Portaria nº 99/2024, servirá para embasar tomadas de decisões e condução de políticas públicas, em especial as de ações afirmativas, e englobará todos os cursos de mestrado e doutorado reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Disponível no Diário Oficial da União e no site da CAPES, o documento estabelece como partes integrantes do Censo os dados demográficos e os relacionados às condições socioeconômicas, culturais, étnico-raciais, de gênero e da educação especial, além de informações relacionadas às atuações por área do conhecimento. A pesquisa ocorrerá via plataforma digital, com um calendário a ser divulgado em breve pela Fundação.

A Portaria também cria o Núcleo Gestor do Censo da Pós-Graduação, formado por membros da CAPES: um representante do gabinete da presidência e de cada diretoria, além do encarregado pelo tratamento dos dados pessoais. A equipe coordenará a execução do Censo, definirá as diretrizes, metodologias e instrumentos de coleta de informações  a serem usadas, definirá a periodicidade da realização e analisará os resultados para elaborar relatórios sobre a pós-graduação stricto sensu do País.

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES.

Fonte: CAPES