Período para submissão de proposta vai de 21 de outubro a 6 de dezembro. Iniciativa contribui para redução das desigualdades
A CAPES publicou o edital nº 25/2024, que define os procedimentos e prazos para apresentação de proposta de Projetos de Cooperação entre Instituições (PCI). O período de envio do pedido vai de 21 de outubro a 6 de dezembro e os detalhes da chamada pública consta na edição do Diário Oficial da União (DOU) do dia 17 de setembro.
Pelo PCI, as instituições podem fazer acordos para oferecer e receber turmas temporárias de mestrado (Minter) ou de doutorado (Dinter) nas modalidades acadêmica e profissional. A iniciativa possibilita que um programa de pós-graduação auxilie no desenvolvimento de outra instituição do País, e contribui para a redução de desigualdades regionais.
Para ofertar turmas de Minter e Dinter, a instituição promotora deve ter programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido e com, no mínimo, nota 4 na avaliação da CAPES para o mestrado e, pelo menos, nota 5 para o doutorado. Os programas nota 6 ou 7 podem apresentar proposta de uma turma excedente em cada nível ao mesmo tempo.
No caso das instituições receptoras, elas podem ser públicas ou privadas, nacionais ou estrangeiras, e com atuação no setor de ensino, pesquisa ou produtivo não acadêmico. Devem também garantir a infraestrutura para a realização das atividades. Os diplomas serão emitidos pela instituição promotora.
A apresentação das propostas deve ser feita, exclusivamente, pela instituição promotora na Plataforma Sucupira. Caso a instituição receptora não tenha prévio cadastro, precisa solicitá-lo pelo e-mail cadastroies@capes.gov.br, para instituições nacionais, ou cadiesestrangeiras@capes.gov.br, para instituições estrangeiras.
Fonte e Foto: Redação CGCOM/CAPES
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
A reprodução autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES