Programação engloba debates com a participação da presidente e de diretores, bem como um estande com informações da Fundação
A CAPES participa a partir desta terça-feira, 12 de novembro, do 40º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop). O campus Pampulha da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (MG), sedia o evento, cuja programação é composta, entre outros itens, por um estande com informações da Fundação e debates com a presidente e diretores.
O tema desta edição é “Assimetrias, desigualdades e complementaridades”. A abertura oficial se dará às 18h30 desta terça e as atividades se centrarão nos auditórios do Centro de Atividades Didáticas II (CAD II) da UFMG. Dentre as atrações está o estande com informações institucionais da CAPES, com a participação de servidores para atender ao público. O Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop) promove o encontro.
A presidente Denise Pires de Carvalho será a primeira da Fundação a participar. A gestora apresentará a palestra “A pós-graduação brasileira no enfrentamento das assimetrias, iniquidades e complementaridades” às 14h de quarta-feira, 13. O debate em cima do que for dito pela gestora será coordenado pela reitora da UFMG, Sandra Regina Goulart Almeida.
Nos mesmos dia e local e sob a mesma coordenação, às 15h45, dois diretores da CAPES terão a palavra: Luiz Antonio Pessan (Programas e Bolsas no País) e Rui Oppermann (Relações Internacionais). O primeiro versará sobre “Políticas de financiamento para o enfrentamento das assimetrias, iniquidades e complementaridades na pós-graduação”, enquanto o segundo apresentará o Programa CAPES Global, ação para promover a internacionalização em casa.
Já o diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, participará da oficina “Avaliação da pós-graduação brasileira sob a ótica das assimetrias, desigualdades e complementaridades”, às 14h de quinta-feira, 14. Ele dividirá o palco com a professora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) Rita Barradas Barata. A moderação ficará por conta da professora Priscila Faria, da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), e do professor Sérgio M. Hanriot, da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas).
A programação engloba ainda apresentações de outros atores importantes para a pesquisa e a pós-graduação do Brasil. O próprio Foprop tem sua parte, bem como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), as Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAP) e universidades brasileiras e parceiras de fora do País.
Confira a programação do 40º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação.
Fonte: CGCOM/CAPES