CAPES – Programa internacional de pesquisas marinhas abre chamada especial

CAPES abre inscrições, até o dia 31 de julho, para chamada especial da expedição IODP 383 que ocorrerá no período de maio a julho de 2019. O International Ocean Discovery Program (IODP) é um programa internacional de pesquisas marinhas, que reúne 23 países, entre eles EUA, Japão, ECORD (um consórcio da Europa com 15 países e que inclui o Canadá), China, Coreia do Sul, ANZIC (Consórcio entre Austrália e Nova Zelândia), Índia e Brasil.

A vaga disponível é, especificamente, para cientista com especialização em siliceous micropaleontology with expertise in radiolarian (highest priority) and diatom micropaleontology (em tradução livre, micropaleontologia de rocha de silicosos, com especialização em de radiolários (prioridade principal) e micropaleontologia diatomácea). A inscrição pode ser feita por meio do link, por pesquisadores em nível de doutorado ou pós-doutorado.

As candidaturas serão avaliadas pelo Comitê Científico do Programa no Brasil e, posteriormente, homologadas pelo próprio IODP. Uma vez selecionado, o candidato contará com passagens internacionais e auxílio para aquisição de seguro saúde. Durante sua permanência no navio JOIDES Resolution, as despesas de acomodação e alimentação serão custeadas pelo programa IODP.

Documentos
Para registrar sua inscrição, o candidato precisa fazer o upload em formato PDF dos seguintes documentos:
1. Currículo em inglês;
2. Currículo lattes em português;
3. Formulário de Candidatura (Application form – modelo abaixo);
4. Plano de Participação (Participation Plan – modelo abaixo); e,
5. Uma das três cartas (de acordo com o vínculo do candidato): 1. Carta de recomendação em inglês do orientador (somente para candidatos cursando doutorado) – a letter from their primary adviser documenting the student’s scientific experience and detailing how participation on the cruise would fit into their graduate degree program – uma carta do seu orientador principal documentando sua experiência científica e detalhando como sua participação na expedição se adequaria ao seu programa de pós-graduação; 2. Carta de recomendação em inglês do coordenador do projeto (somente para candidatos que forem membros de projeto do Edital IODP/Capes nº 38/2014); 3. Carta de compromisso em inglês da instituição à qual se vincula o candidato (somente para aqueles candidatos que não se enquadram em nenhuma das duas opções anteriores) – essa carta deve demonstrar que a instituição proverá apoio ao candidato para continuidade de sua pesquisa pós-expedição.

IODP

É um programa internacional de pesquisas marinhas, que investiga a história e a estrutura da Terra, a partir do registro em sedimentos e rochas do fundo do mar e monitoramento de ambientes de sub-superfícies.

Para executar suas atividades, o Programa usa avançada tecnologia em perfuração oceânica, apoiado por equipamentos de análise a bordo do navio de pesquisa JOIDES Resolution.

Além desta infraestrutura, o IODP conta com o apoio de numerosas instituições de pesquisa e formação de recursos humanos dos diferentes países que atualmente compõem o Programa.

Documentos vigentes:
Chamada IODP 383 – (Plano de Participação) Participation Plan
Chamada IODP 383 – (Formulário de Candidatura) Application form

Fonte: Assessoria de Comunicação Social da CAPES

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010