CAPES prorroga prazos do Pibid e do Residência Pedagógica

A CAPES prorrogou para 20 de junho o prazo para as instituições de ensino superior interessadas em participar dos Programas Institucional de Iniciação à Docência (Pibid) e Residência Pedagógica apresentarem suas propostas. O envio deve ser feito pelo Sistema de Inscrições da CAPES (Sicapes).

As atualizações nos Editais nº 23/2022 e nº 24/2022 foram publicadas no Diário Oficial da União e no site da CAPES. Confira-as aqui e aqui.

Podem participar instituições públicas, privadas e comunitárias. Serão selecionados 250 projetos em cada Programa. Haverá uma concessão total de 61.680 bolsas para formação de professores de educação básica, sendo 30.840 no Pibid e 30.840 no Residência Pedagógica.

Os resultados finais de ambos os editais têm divulgação prevista a partir de 5 de setembro e o início das atividades, entre 15 de setembro e 16 de novembro.

Sobre os programas
Pibid oferece aos alunos da primeira metade do curso uma aproximação prática com o cotidiano da escola. Já o Residência Pedagógica atende aos estudantes que estão na segunda metade da licenciatura, com atividades que contribuem para sua formação teórica e prática e aperfeiçoamento profissional. Nos dois Programas, as atividades dos bolsistas são desenvolvidas na rede pública de educação básica.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC com informações da CAPES