CAPES publica metodologia do Qualis

ACAPES publicou nesta sexta-feira, 20, a documentação com o histórico da construção do modelo do Qualis Referência e o detalhamento da metodologia adotada. O objetivo é ampliar junto à comunidade acadêmica o conhecimento dos procedimentos adotados na elaboração da classificação dos periódicos usada na avaliação do Quadriênio 2017-2020. O Qualis é um dos instrumentos utilizados para avaliar a produção intelectual de professores, estudantes e egressos dos cursos de mestrado e doutorado.

Os relatórios dos grupos de trabalho Qualis Periódicos e Qualis Periódicos do Colégio de Humanidades, com critérios para a classificação e homologados em 2020 pelo Conselho Técnico-Científico da Educação (CTC-ES) podem ser acessados na página da Fundação. O CTC-ES é composto por 18 representantes titulares, membros da comunidade acadêmico-científica. São seis para cada um dos três Colégios – Humanidades, Vida e Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar -, e outros 18 suplentes das áreas de avaliação, além do Representante da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) e do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).

A CAPES também preparou uma publicação que explica a metodologia utilizada e a lista das ‘áreas-mãe’ dos periódicos classificados. Eventuais dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail:  dav@capes.gov.br.

O Qualis é um sistema de classificação que avalia exclusivamente, as publicações informadas na Plataforma Sucupira pelos programas de pós-graduação. A lista preliminar divulgada no final de 2022 foi consolidada a partir das apurações realizadas no âmbito da Avaliação Quadrienal 2017-2020 pelas 49 áreas de avaliação.

O instrumento foi foco de debate com a comunidade acadêmico-científica. Desde 2015, grupos de trabalho discutiram formas de aperfeiçoamento da metodologia usada na classificação dos periódicos. A comissão de acompanhamento do Plano Nacional de Pós-Graduação 2011-2020 publicou relatório em 2018 apontando recomendações. Após essa etapa, a metodologia foi aprovada pelo CTC-ES e cada área de avaliação detalhou seus critérios específicos. Esses documentos encontram-se à disposição nas páginas das áreas, no site da CAPES e na página do Qualis, na Plataforma Sucupira.

Em estudo feito pela Diretoria de Avaliação da CAPES comparando-se os estratos entre os dois modelos do Qualis utilizados no Quadriênio 2013-2016 e 2017-2020, identificou-se que a nova versão resultou em manutenção ou melhoria para 91% dos periódicos.

A CAPES, mais uma vez,  reitera seu compromisso com as instituições de ensino superior na análise de todas as solicitações de recursos e ressalta que o diálogo estará presente nos processos de decisão relacionados ao Qualis, garantindo o cumprimento do seu papel na melhoria do sistema de avaliação.

 

Fonte: CAPES