Nesta quarta, 4 de outubro, a CAPES e o British Council realizaram o evento Mulheres na Ciência – Desafios e Meios: perspectivas sobre a igualdade de gênero no ensino superior. O conteúdo apresentado foi o compilado de uma série de workshops realizados pela instituição inglesa reunidos no Marco Referencial para a Igualdade de Gênero em Instituições de Ensino Superior no Brasil, uma ferramenta para apoiar organizações brasileiras na promoção da implementação da agenda.
Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, apresentou dados sobre a participação das mulheres no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). A gestora explicou que “mesmo oferecendo mais bolsas para elas no SNPG, a incorporação na pós-graduação é menor”, e reforçou o papel indutor da Fundação para reverter o atual quadro. Dalila Oliveira, diretora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), mostrou informações semelhantes, com a perspectiva daquela instituição.
Diana Daste, diretora do British Council, falou sobre o Marco Referencial, explicando seu processo de construção, princípios-chave e pilares. Ela esclareceu que o documento foi construído a partir de workshops em 10 estados do Brasil para, entre outros pontos, coletar insumos das realidades locais. “No Brasil, diferente da Europa, há particularidades como as questões étnico-raciais e de renda, e estamos identificando modelos de como podemos implementá-lo”, informou.
O encontro foi promovido pela Fundação e pelo British Council, instituto cultural criado pelo governo do Reino Unido para promover a cultura inglesa ao redor do mundo.
A íntegra do evento está disponível no YouTube da CAPES.
Fonte/Fotos: CGCOM/CAPES