CAPES recebe 276 propostas para pesquisas sobre óleo nas praias

A CAPES recebeu 276 propostas para participar do Programa CAPES Entre Mares, que busca estudar e combater o derramamento de óleo nas praias brasileiras. As propostas foram encaminhadas através do Edital de Seleção Emergencial nº 26 de 2019 e abrangem sete áreas temáticas.

O CAPES Entre Mares é voltado para professores vinculados a programas de pós-graduação stricto sensu recomendados pela CAPES.

Será investido R$ 1,3 milhão no Programa, cada proposta aprovada terá o valor de financiamento de até R$ 100 mil, liberados em uma única parcela, e uma cota de bolsa de mestrado. O projeto deverá ser desenvolvido ao longo de dois anos, podendo ser prorrogado para mais 12 meses. O resultado final será divulgado a partir de 18 de dezembro.

As áreas temáticas prioritárias são avaliação dos impactos ambientais e socioeconômicos, biorremediadores, dispersão do óleo, processamento de resíduos e tecnologia aplicada à contenção do óleo e saúde coletiva.

O Programa CAPES – Entre Mares atende demanda apresentada pelo Grupo de Acompanhamento e Avaliação criado no âmbito do Plano Nacional de Contingência para a gestão de ações de resposta após a ocorrência do desastre.

O Grupo é formado pela Marinha do Brasil, Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (Ibama).

Fonte: CAPES