Carlos Afonso Nobre toma posse como novo presidente da Capes

O pesquisador Carlos Afonso Nobre tomou posse na última quinta-feira (7), no cargo de presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Empossado pelo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, Nobre substitui Jorge Guimarães no comando da agência de fomento à pós-graduação.

Ao se despedir, depois de 11 anos à frente da Capes, Guimarães destacou o sucesso que a autarquia vem obtendo no desenvolvimento da pós-graduação brasileira, aumentando o número de bolsas para mestrados, doutorados e pós-doutorados, incentivando a publicação de trabalhos científicos e executando o programa Ciência sem Fronteiras.

 

“A Capes se distingue de outras instituições no mundo”, disse ele. “É uma matriz formadora de sementes multiplicadoras. Enquanto a Capes opera nos milhares, o Ministério da Educação tem a missão dos milhões”, disse.

 

Para o ministro da Educação, a Capes ocupa papel de destaque tanto na pós-graduação quanto na formação de professores para educação básica. “Nós temos aqui o trabalho de muitas gerações que contribuíram para fazer da Capes uma entidade que é um órgão de Estado com uma agenda de Estado e republicana”, disse Janine Ribeiro.

 

Entre as propostas do novo presidente, Carlos Nobre, estão aumentar a mobilidade de pesquisadores, estudantes e professores brasileiros e estrangeiros. “O potencial de atratividade do Brasil é imensa, seja pela estrutura das universidades, seja pelo capital de simpatia que o país goza no exterior”. Para Nobre, o Brasil precisa fortalecer a produção científica e tecnológica. “A saída passa por reforçar sistemas de indução de talentos a partir do ensino médio, passando pela universidade e chegando à pós-graduação”, concluiu.

 

Carlos Nobre é natural da cidade de São Paulo e tem graduação em engenharia eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São José dos Campos (SP), e doutorado em meteorologia pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), dos Estados Unidos. Iniciou a carreira profissional no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e atuou como pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de 1983 a 2012. Na Capes, foi coordenador da Comissão de Cursos Multidisciplinares entre 2006 e 2008.

 

Também foi secretário de políticas e programas de pesquisa e desenvolvimento do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação e, desde fevereiro de 2015, ocupava a posição de diretor do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

 

Nobre representa o Brasil no International Institute for Applied System Analysis (Iiasa). É membro do High Level Scientific Advisory Panel on Global Sustainability da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi recém-eleito membro estrangeiro da Academia de Ciências dos Estados Unidos.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010