Carreiras promissoras em 2014

Um levantamento feito pelo site CareerBuilder revelou as 12 melhores carreiras para se ter em 2014. Embora seja uma realidade americana, essa tendência também acompanha outros países, como o Brasil. Para descobrir as áreas promissoras, os requisitos analisados foram: as que tiveram um crescimento de empregos de 7% ou mais, entre 2010 e 2013, e que podem crescer ainda mais este ano; e que o emprego pague ao menos US$ 22 por hora. Atendendo essas condições, a área da computação aparece quatro vezes na lista. Também tem destaque o profissional de recursos humanos, pesquisador e analista de marketing, engenheiro de produção (como gerente de logística) e fisioterapeuta.

 

O coordenador de cursos da Faculdade de Informática (Fipp) da Unoeste, Emerson Silas Dória, atribui a este cenário a facilidade e popularização dos dispositivos móveis e, principalmente, a quantidade de serviços oferecidos virtualmente. “Tudo está caminhando para as demandas de serviços acontecerem na área de informática, atrelado a um controle via software [desenvolvedor de software – 1º lugar na lista]”.

 

Dória pontua que o desenvolvedor web (6º) projeta as aplicações para funcionar na internet, o que gera volume de dados, surgindo a necessidade do administrador de banco de dados (8º). “Com esse volume de informações e a massificação do uso da internet, se torna essencial a figura do analista de informações de segurança [12º]”. Destaca ainda que a tendência é aumentar ainda mais a quantidade desses serviços e, consequentemente, a procura por profissionais capacitados.

 

O especialista em treinamento e desenvolvimento de profissionais aparece em 3º lugar. Atividade desempenhada pelo gestor de Recursos Humanos e que está em constante expansão no Brasil, conforme frisa o coordenador desta graduação na Unoeste, Valdecir Cahoni. “Muitas empresas brasileiras são obrigadas a buscar funcionários fora do país, pois faltam pessoas especializadas em RH. Hoje, o investimento é realizado nas pessoas, mas para que isso ocorra, é necessário ter profissionais capacitados. Vale lembrar que aqueles que estão empregados ganham ótimos salários”.

 

Cahoni salienta que empresas são constituídas de pessoas e estas precisam ser recrutadas e selecionadas. “Após a contratação, precisa-se treinar e desenvolver, motivar e diariamente resolver os conflitos existentes. Uma empresa necessita desenvolver um plano de cargos e salários, bem como cuidar de seu clima organizacional. Somente o profissional de RH está capacitado para estas atividades”.

 

Melhores profissões para 2014 – Conheça o ranking divulgado pelo CareerBuilder: 1º Desenvolvedor de softwares; 2º Pesquisador e analista de marketing; 3º Especialista em treinamento e desenvolvimento de profissionais; 4º Analista financeiro; 5º Fisioterapeuta; 6º Desenvolvedor web; 7º Gerente de logística; 8º Administrador de banco de dados; 9º Promotor de eventos; 10º Tradutor e intérprete; 11º Engenheiro químico e 12º Analista de informações de segurança.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa Unoeste

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010