Casos de coronavírus no Brasil saltam 37% em 1 dia; total vai a 1.546

Eram 1.128 casos no sábado. 418 foram notificados em 24h. Total de mortos no Brasil vai a 25.

O Ministério da Saúde informou neste domingo (22.mar.2020) que o número de casos confirmados de covid-19, doença desencadeada a partir da presença do coronavírus no organismo, saltou 37% em 1 único dia. Passou de 1.128 para 1.546.

Já o número de mortos passou de 18 para 25 –alta de 39%.

Em 26 de março, o Brasil completa 1 mês do 1ª caso de coronavírus. A intenção do Ministério da Saúde é evitar 1 grande número de infectados nos próximos dias para não sobrecarregar o sistema de saúde, o que resultaria em grande número de mortes.

“A doença tem muitos componentes. Não é só o vírus e a luta que nós profissionais de saúde vamos travar”, falou o ministro Henrique Mandetta. Ele disse estar preocupado com o grande número de notícias falsas na internet e de decisões “intempestivas” de alguns governos municipais e estaduais.

“Nós vimos que em alguns lugares não definiram o que é essencial. Um pouco de tudo é essencial. Pode ser que em 1 determinado momento o essencial seja 1 mecânico que conserta uma ambulância que parou. É preciso definir que é essencialidade para que a gente não faça de uma paralização total 1 remédio mais duro do que o próprio vírus e esse remédio possa inviabilizar nossa vida.”

Testes de coronavírus

Na entrevista, o governo deu mais detalhes da compra de 5 milhões de testes de coronavírus para a próxima semana. Os recursos serão provenientes da mineradora Vale, umas das maiores empresas do país. Os kits custam R$ 75 cada e são produzidos por uma empresa chinesa. A meta do governo é que o número total de testes chegue a 10 milhões ao longo de abril. Com isso, fica mais fácil detectar os infectados e isolá-los.

O ministro também informou que a produção de ventiladores no Brasil está acelerada. As empresas Positiva, Suzano e Flex estão entre as fabricantes. O equipamento é essencial para tratar os doentes mais graves de covid-19. “Se a gente conseguir dar essa escalada que nós queremos, podemos organizar o nosso [sistema de saúde] e salvar vidas de outros países.”

Metade da população terá coronavírus 

O ministro estima que metade da população seja contaminada do vírus. Desse total, mais da metade não terá sintomas. Dos sintomáticos, 15% podem precisar de internação.

“Quase metade da população não vai pegar essa gripe. Porque, se metade entrar em contato com o vírus, a outra metade estará protegida”, disse. “Da metade que vai entrar em contato, mais da metade não vai nem ter sintoma. Vai simplesmente desenvolver anticorpo, ele pega só um resto de vírus”, completou.

“Como a gente tem uma base populacional jovem, acho que nosso comportamento vai ser melhor frente ao vírus”, afirmou. “Acho que a gente pode ter um grande cordão imunológico, com menos casos graves. Dos 15% que vão ter sintoma, a grande maioria terá sintomas leves. E uma minoria vai necessitar de internação hospitalar”, disse.

Para evitar o contágio, é recomendado o distanciamento social. Ou seja, evitar aglomerações de pessoas em igrejas, escolas e eventos. Desde 6ª feira, o país inteiro já tem transmissão sustentada –quando não há identificação de origem do vírus. Agora todos os Estados do Brasil tem pelo menos 1 caso confirmado.

Foto: Sérgio Lima/Poder360

Fonte: Casos de coronavírus no Brasil saltam 37% em 1 dia; total vai a 1.546 | Poder360