O número de inscrições do Celpe-Bras 2025/2 registrou mil candidatos a mais que a edição do 2º semestre do ano passado. As provas serão aplicadas entre 21 e 24/10
A segunda edição de 2025 do exame para a obtenção do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) totalizou 5.041 inscrições. A prova, realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), alcançará 47 países e 158 postos de aplicação.
O exame do Governo Federal ocorre semestralmente, com apoio do Ministério da Educação (MEC) e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores (MRE). A prova, dividida em duas fases (escritas e oral), é voltada a estrangeiros e brasileiros que não têm o português como língua materna. A aplicação ocorre entre 21 e 24 de outubro.
Segundo dados do sistema de inscrição do Celpe-Bras 2025/2, a busca de pessoas interessadas em realizar o exame é predominantemente de residentes do Brasil (2.358). Em relação a quem está no exterior, a procura maior veio de países de língua espanhola: Colômbia e Argentina, com 582 e 354 inscritos, respectivamente.
Na distribuição por continente, a segunda edição do Celpe-Bras registrou o maior número de inscritos da América do Sul (4.295), seguido da Europa (228) e da América do Norte (213).
A proficiência em língua portuguesa serve para ingresso em instituições de educação superior no Brasil. Nesse contexto, o exame é destinado a estrangeiros com interesse em cursos de graduação e em programas de pós-graduação brasileiros.
A certificação também é usada no processo de validação de diplomas de profissionais estrangeiros que pretendem trabalhar no Brasil. Atende ainda os brasileiros que não têm o português como língua materna.
Mais informações:
Edital do Celpe-Bras 2025/2
Acesse o Sistema Celpe-Bras
Sobre o Celpe-Bras