Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó é entregue à comunidade

Um espaço que irá conectar todo o ecossistema de inovação regional. Esse é o Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó – Prefeito Ledônio Faustino Migliorini, entregue nesta sexta-feira (11/12) à comunidade. A obra, idealizada pelo Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, e pela Prefeitura de Chapecó, vai abrigar o Parque Científico e Tecnológico Chapecó@, o qual terá a gestão da Unochapecó pelos próximos 20 anos.

O prédio fica localizado na Grande Efapi, em uma área doada pela Fundeste, mantenedora da Unochapecó. O ambiente é o local propício para a criação de projetos inovadores e tecnológicos e nasce com a missão de potencializar o crescimento econômico, produzir e disseminar conhecimento, agregar valor à produção local e qualificar a mão de obra. A Unochapecó, enquanto gestora do Parque Chapecó@, terá mais uma vez o papel de pioneirismo no desenvolvimento regional, cumprindo a missão para a qual foi criada há 50 anos pela comunidade.

“Estamos muito felizes com a entrega da obra do Centro de Inovação Tecnológica de Chapecó. Temos certeza que a presença deste habitat vai trazer um diferencial muito significativo para Chapecó e região no futuro. Penso que ter um ambiente dotado de empresas que buscam a inovação o tempo todo, setores de P&D constituídos dentro deste local e que tem criatividade e o desempenho de empreendedores diferenciados realizando ações entre eles próprios e com toda comunidade, trará, com certeza, um mecanismo diferenciado por meio das soluções inovadoras para os problemas. Isso refletirá no movimento da economia, dinamizará os negócios e fará com que a gente possa ver surgir novas startups em todos os setores”, comenta o reitor da Unochapecó, professor Claudio Jacoski.

A partir de agora, toda a estrutura da Rede de Inovação da Universidade estará presente junto ao Parque Chapecó@, para dar as condições necessárias para que novas empresas sejam criadas, e para que novos produtos e negócios sejam desenvolvidos. “A interação da tríplice hélice, ou seja, poder público, iniciativa privada e universidades, que é o modelo aplicado no Chapecó@, agora tem um local físico para se desenvolver, e isso é muito importante”, acrescenta.

O espaço conta com 3.600m² e, ao todo, foram investidos cerca de R$12 milhões na obra, que possui seis pavimentos, 60 salas, auditório para 100 pessoas e outros ambientes para integração. Entre as especializações do Centro estão: agronegócio, indústria criativa, construção civil, metal mecânica, móveis e madeira. Este é o oitavo Centro de Inovação inaugurado pelo Governo do Estado.

“Chapecó é inovadora há muito tempo. Pela distância que tínhamos aqui dos grandes centros, que hoje já foi encurtada, eu costumo dizer que a inovação sempre esteve presente na cidade. Vemos, aqui, a tríplice hélice muito bem materializada. Quando o reitor comenta que, em poucos dias do lançamento dos editais, já temos 18 empresas interessadas em ocupar o espaço, é sinal do sucesso que será”, comenta o governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva.

Segundo o prefeito de Chapecó, Luciano Buligon, o segmento de Ciência, Tecnologia e Inovação é uma aposta do município para o segundo Centenário.

“O Centro Tecnológico Prefeito Ledônio Migliorini é um marco divisor para a nossa economia. A partir de agora, ele vai criar um nova corrente, uma nova vertente para a nossa economia, calcada na criatividade, na inovação e na tecnologia, fazendo com que os talentos produzidos pelas mais de 20 universidades que temos em Chapecó, permaneçam aqui e fará com que eles possam através dos seus conhecimentos, ajudar de forma substancial e agregar na matriz econômica um valor inestimável, que hoje não temos”, pontua Buligon.

Seleção das empresas

O ingresso das empresas no espaço já está ocorrendo por meio de Editais de Fluxo Contínuo, que tem por objetivo selecionar propostas com projetos inovadores de alto impacto para o negócio e crescimento da empresa, além de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que visem instalar a equipe nas dependências do prédio.

Conforme o diretor da Agência de Gestão da Inovação da Unochapecó, professor Rodrigo Barichello, para as empresas, estarem alocadas em um habitat de inovação, faz toda a diferença. “É um ambiente propício para que inovações ocorram, pois são locais de compartilhamento de conhecimento e experiências criativas, estimulando networking e parcerias entre os envolvidos. Com isso, ajuda a minimizar os riscos e maximizar ou acelerar os resultados associados aos negócios, pesquisas ali desenvolvidos”.

A expectativa de início das atividades é para o fim de fevereiro de 2021, quando as empresas que forem selecionadas estarão dando início às suas atividades no Centro de Inovação. “No início era apenas um sonho, agora, temos a materialidade de um projeto que fará o diferencial da nossa região. Estamos muito felizes pois sabemos o resultado que poderemos ter no futuro para o desenvolvimento de nossa região”, finaliza o reitor Claudio Jacoski.

 

*Jornalista – Diretoria de Marketing e Estratégia de Marca Unochapecó

Foto: Unochapecó

Fonte: Unochapecó