Centros universitários dizem que sistema do governo não avalia qualidade de ensino

Foto: Luiz Alves/Câmara dos Deputados

Foto: Luiz Alves/Câmara dos Deputados

O representante da Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), Celso da Costa Frauchers, disse ontem em audiência  pública na Comissão de Educação sobre os indicadores de avaliação e qualidade da educação superior no Brasil, que o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) não avalia propriamente a qualidade do ensino. Frauchers apontou, por exemplo, que a organização pedagógica do curso só é aferida por meio de questionamento aos alunos.

Criado pela Lei 10.861/04, o Sinaes avalia as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes, este último por meio do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Frauchers também criticou o Enade. “O aluno não tem comprometimento com o resultado obtido no Enade, mas a instituição pode ser punida pelo desempenho dele”, ressaltou. Ele critica o fato de a mídia construir rankings baseados no desempenho dos cursos no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é apenas um dos indicadores constantes no Sinaes.

O diretor de Políticas e Programas de Graduação, do Ministério da Educação, Dilvo Ilvo Ristoff, afirmou que o Sinaes, realizado anualmente pelo MEC, permite que a avaliação esteja sustentada em dados, e não em opiniões. Ele destacou que o sistema faz uma avaliação ampla, que inclui o ensino, a pesquisa, a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a forma de gestão da instituição, o corpo docente, as instalações, a sustentabilidade financeira, entre outros aspectos.

Fonte: Agência Câmara Notícias

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010