Ciência & Arte nas Férias para 158 alunos de escolas públicas

A Unicamp está trazendo ao campus 158 estudantes do ensino médio de escolas públicas de Campinas e região para a 12ª edição do programa Ciência e Arte nas Férias. No período de 8 a 31 de janeiro, esses jovens participarão de atividades nos laboratórios das faculdades e institutos, sob a orientação de docentes e pesquisadores da Universidade, envolvendo-se com os desafios atuais das grandes áreas do conhecimento: Artes, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e da Saúde, e Tecnologia.

 

“Este programa vem cumprindo um papel importantíssimo de desfazer a ideia desses alunos da rede pública de que uma Universidade de qualidade e de renome como a Unicamp é inatingível para eles”, afirma o professor Fernando Antonio Santos Coelho, assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP), que realiza o evento. “Os resultados obtidos em onze anos do Ciência e Arte nas Férias permitem afirmar que os jovens serão outras pessoas depois desta experiência. Sairão daqui mais conscientes e melhor informados para fazer suas escolhas sobre o futuro.”

 

Segundo Fernando Coelho, os estudantes, que geralmente desconhecem como funciona uma instituição de pesquisa, terão contato com experiências não apenas das chamadas ciências duras (química, física, engenharias), como também em biomédicas, artes e humanidades. “Muitos deles acabam retornando ao campus para o Programa de Iniciação Científica Jr. (PICJr), outra iniciativa da Unicamp junto aos alunos de ensino médio e que conta com o apoio do CNPq; da mesma forma, eles representam parcela significativa dos aprovados para o ProFIS – Programa de Formação Interdisciplinar Superior.”

 

O coordenador do Ciência & Arte nas Férias informa que as escolas públicas da região indicaram mais de 630 estudantes e lamenta não poder atender a todos. “A seleção se dá através de uma combinação do histórico escolar, da preferência do aluno e da disponibilidade de projetos na área. Promovemos atividades conjuntas (oficinas, palestras, visitas), em que é possível contemplar maior número de alunos, mas outros projetos são individualizados e exigem acompanhamento integral dos orientadores. Daí, nosso agradecimento e reconhecimento antecipados aos docentes e pesquisadores que, por acreditarem no programa, sacrificam seu tempo de férias.”

 

Ainda que o número de projetos apresentados cresça significativamente, como se espera, é impossível atender a todas as solicitações, observa o assessor da Pró-Reitoria de Pesquisa. “Até o momento, o programa é restrito a escolas públicas, mas também existe grande demanda das escolas particulares e estamos avaliando a melhor forma de atendê-las. Inclusive porque o maior público do nosso vestibular é de estudantes do ensino privado, que têm o mesmo interesse em conhecer como é feita a pesquisa na Unicamp.”

 

Fonte: Unicamp

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010