Cientistas cobram explicações sobre novo Ministério a Kassab

Em meio a manifestos contra a fusão e questionamentos sobre como a pasta pretende dar conta da agenda científica nacional, o ministro interino do MCTIC se disse aberto ao diálogo em encontro realizado ontem, em São Paulo (Foto: Jardel Rodrigues/SBPC)

A pedido do ministro interino da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, a SBPC promoveu na última quarta-feira (8), em São Paulo, um encontro de Gilberto Kassab com mais de 100 dirigentes de instituições científicas, presidentes de sociedades científicas, reitores e demais representantes da comunidade científica e acadêmica de todo o País. Na ocasião o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) foi representado pelo seu vice-presidente reitor do Centro Universitário FEI, prof. Fábio do Prado.

O encontro aconteceu com a finalidade de buscar estabelecer um canal de diálogo com o setor nacional de CT&I, já que há um consenso entre os representantes da comunidade científica e acadêmica, frontalmente contrários à fusão do MCTI com o Ministério das Comunicações. É essa a firme posição que tem sido defendida pela SBPC e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), que deverão continuar lutando pelo retorno do MCTI.

“Tenho profundo respeito por aqueles que pensam que não é adequada a fusão, mas eu penso diferente. Não existe governo que consiga governar com 39 ministérios”, disse Kassab, argumentando, ainda, que apesar de a Ciência e Tecnologia ter absorvido atribuições das Comunicações, ela será preservada nesse processo. “A redução dos ministérios é para trazer mais eficiência à máquina pública, não para reduzir custos. A redução de custos se dará com a reforma administrativa”, disse.

Mantendo o discurso sobre permanência do MCTIC, o ministro interino anunciou que o Planejamento descontingenciou na terça-feira (7) R$ 1 bilhão ao novo Ministério, o que recuperaria o corte que a pasta sofreu, ainda no governo de Dilma Rousseff.
A fusão dos ministérios, comunicada pelo presidente interino, Michel Temer, no dia 12 de maio, vem junto ao enxugamento de mais 16 pastas. No encontro de ontem, Kassab disse que ainda existe a possibilidade de o governo interino extinguir outros cinco ministérios, chegando a 18 apenas.

O encontro desta quarta-feira foi organizado pela SBPC a pedido do novo ministro interino. Mais de 100 representantes de instituições científicas, empresariais e universidades estiveram presentes e questionaram o novo cenário político. A principal crítica foi sobre a forma como se deu o anúncio da fusão, sem consulta à sociedade.

“Por que uma transformação tão drástica sem diálogo?”, questionou o vice-presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira. “A população brasileira não foi ouvida sobre ciência e tecnologia. Falar em redução de ministérios, de forma geral, não justifica a redução deste Ministério”, argumentou.

Moreira entregou ao ministro 14 manifestos pela volta do MCTI, publicados por diferentes instituições de todo o País, ressaltando que os protestos contra a fusão ainda não tiveram uma resposta clara do governo interino.

Os participantes que acompanharam o evento remotamente, via streaming, puderam enviar perguntas ao ministro interino pelo e-mail da SBPC. As perguntas foram encaminhadas ao Ministério. O vídeo do encontro continua disponível, na íntegra, no canal da SBPC no YouTube aqui.

Fonte: Jornal da Ciência

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010