CNE realiza Audiência Pública para discutir as diretrizes do Lato Sensu

O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), participou da audiência pública do Conselho Nacional de Educação (CNE), em Brasília que debateu o documento sobre o marco regulatório dos cursos de Pós-graduação Lato Sensu Especialização.

Na ocasião os conselheiros ouviram mais de 70 representantes de entidades ligadas ao meio acadêmico e ao desenvolvimento científico e tecnológico, eles apresentaram sugestões e críticas que serão analisadas pela comissão responsável pelo novo marco regulatório.

 

Para o presidente da comissão responsável pelo marco regulatório da Câmara de Educação Superior do CNE, conselheiro Erasto Fortes: “Esse novo marco regulatório vai ampliar a possibilidade de oferecer especializações. As instituições que oferecem mestrado ou doutorado poderão ofertar especializações na mesma área”, diz Fortes.

 

Além dessas instituições, poderão ofertar especializações, as escolas de Governo, desde que atendam à formação e ao desenvolvimento de servidores públicos; as instituições de pesquisa científica, públicas e privadas, na mesma área de atuação; e, as instituições de ensino superior que oferecem cursos de graduação.

 

O novo marco estabelece também que pelo menos 75% dos professores tenham título de mestre ou doutor e que os demais tenham, no mínimo, título de especialista na mesma área em que lecionam. O texto orientador está em 13º versão, confira aqui o texto orientador que foi debatido na Audiência Pública.

 

Com informações da Agência Brasil

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010