Com tema “Conectividade e Inclusão Digital”, Prêmio Jovem Cientista está com inscrições abertas até sexta-feira, 04/10

O Prêmio Jovem Cientista é uma iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com a Fundação Roberto Marinho, com o apoio de mídia da Editora Globo e o Canal Futura e o patrocínio da Shell. Há mais de 40 anos, o Prêmio Jovem Cientista revela talentos, impulsiona a pesquisa no país e investe em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade brasileira.

A primeira edição aconteceu em 1981, com o tema “Telecomunicações”. Desde então, a cada edição do Prêmio Jovem Cientista é indicado um tema importante para o desenvolvimento científico e tecnológico, com prioridade nacional, que atenda às políticas públicas do governo federal e seja de relevância para a sociedade brasileira. O tema da 30ª edição é “Conectividade e Inclusão Digital”.

A conectividade é uma realidade cada vez mais presente em nosso dia a dia. Apesar disso, você já parou pra pensar se todas as pessoas estão, de fato, incluídas nesse mundo digital? E quais são os desafios e oportunidades desse mundo conectado?  Nesse sentido, o 30º Prêmio Jovem Cientista, com o tema “Conectividade e Inclusão Digital”, incentiva que jovens pesquisadores busquem, por meio de seus trabalhos, soluções para estes desafios em várias áreas do conhecimento. Projetos que passem, por exemplo, desde a construção de modelos utilizando inteligência artificial para endereçar questões de saúde pública, educação e sustentabilidade, até à necessidade de uma discussão mais filosófica sobre a ética em tempos de realidade virtual.

Em linha com esses desafios, O Prêmio prevê múltiplas abordagens e possibilidades de desenvolvimento de trabalhos, sempre com foco na solução dos problemas contemporâneos de um mundo em constante transformação. Conheça agora as nossas linhas de pesquisa, por categoria.

Para saber mais sobre o Prêmio, consulte o Edital no endereço eletrônico: jovemcientista.cnpq.br

Fonte: CNPq