Comissão de Educação do Senado convida Mercadante a falar sobre Base Nacional Comum Curricular

Por solicitação dos senadores Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) e Antonio Anastasia (PSDB-MG), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, foi convidado a comparecer à Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) para falar sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNC), ainda em fase de elaboração, que determinará o conteúdo e os saberes necessários a cada série da educação básica.

BASE NACIONAL COMUM CURRICULARUma primeira versão da BNC permanecerá em consulta pública na página do ministério até o dia 15 de março. O objetivo da pasta é, vencida esta etapa, realizar depois debates em todas as secretarias estaduais de Educação. A intenção é ter um documento definitivo para enviar ao Conselho Nacional de Educação até agosto. Se aprovada, a BNC será o parâmetro para a definição dos conhecimentos e habilidades que todos os alunos do ensino básico devem dominar.

Também foram convidados a participar da audiência, cuja data ainda será definida, o presidente do Instituto Alfa e Beto, João Batista Araujo; e Ilona Becskeházy, mestre em educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), doutoranda em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e comentarista do boletim Missão Aluno, pela rádio CBN. Ela também é autora do blog Excelência e Equidade em Educação. O requerimento aprovado prevê ainda a indicação de mais um nome indicado pelo Ministério da Educação.

Por solicitação de Cristovam Buarque (PPS-DF), também foram incluídos mais nomes que devem participar de outra audiência na comissão, que discutirá o processo de escolha dos dirigentes para as instituições de ensino superior. Na comissão está em análise o Projeto de Lei do Senado (PLS) 379/2013, que procura regulamentar essa matéria. Foram incluídos, entre outros, a presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE), Carina Vitral, e o economista Cláudio de Moura Castro.

Fonte: Agência Senado

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010