Comung é recebido pelo vice-governador eleito do Rio Grande do Sul

A educação é a principal pauta do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas que, sexagenárias, iniciaram, em grande maioria, suas formações com o oferecimento de licenciaturas. Na manhã desta quarta-feira, 16, as 14 Instituições do Comung participaram de uma reunião junto ao deputado estadual e vice-governador eleito do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. O encontro é reflexo da parceria já existente e prevê possíveis agendas mais frequentes que tenham por objetivo contribuir com o Governo do Estado.

O Comung realizou reuniões na série Diálogos com os pré-candidatos. Na ocasião em que o encontro foi com Eduardo Leite e Gabriel Souza, foi apresentado o plano de governo dos agora eleitos. Dentre as propostas, Gabriel destacou o incentivo às Instituições Comunitárias e, pós-eleições, abriu agenda para os reitores. Para Lia Maria Herzer Quintana, reitora da Urcamp e presidente do CRUB e do Comung, o vice-governador eleito conhece e é participativo para com as lutas das Comunitárias. “A nossa reunião com o vice-governador eleito foi sensacional; primeiro porque ele nos conhece e trabalha conosco, conhece as instituições comunitárias, mas o que eu considero mais importante é ele dedicar o seu tempo que, neste momento na transição, está com muitas agendas, entender a relevância e a importância que o Comung tem para o estado e a contribuição para a educação. Não posso dizer que fiquei surpresa porque eu conheço o Gabriel e esta é a forma dele trabalhar. Então eu tenho certeza que essa foi a primeira de várias reuniões que teremos para uma parceria em prol do desenvolvimento do estado com Eduardo Leite e Gabriel Souza”.

Com a presença das 14 Instituições do Comung, os reitores e seus representantes se manifestaram abordando diversas temáticas com as quais as universidades podem contribuir, além da educação. Distribuídas por todo estado, buscam enaltecer as vocações de cada região, pois entende-se que o desenvolvimento nasce a partir da organização regional. Desta forma, cada Instituição Comunitária tem o seu perfil e respeita o espaço territorial das co-irmãs. Enquanto parceiras, lutam juntas na campanha #MeioPorCentoJá!, que solicita que o Governo do Estado destine às Instituições Comunitárias 0,5% da receita líquida de impostos próprios, conforme previsto no artigo 201 da Constituição Estadual do Rio Grande do Sul e que já possui Lei Complementar que reforça este direito.

Durante a reunião, o vice-governador, que preside, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Públicas, Privadas e Comunitárias, diz entender que deve haver o cumprimento da Constituição, em relação ao 0,5%, e que o governo iniciará este repasse através de um edital, que está em construção, que afinam parcerias para o fortalecimento da educação no Estado. “Temos dito que depois de oito anos ‘arrumando a casa’, agora o nosso próximo governo é para ‘arrumar a escola’.E quando digo escola, me refiro à educação como um todo. Essa é a nossa prioridade. Me considero um padrinho das universidades comunitárias e é fundamental seguirmos atuando com conjunto e construindo em parcerias conquistas para o ensino dos gaúchos”, declarou Gabriel Souza, que foi batizado de padrinho no Diálogo com os pré-candidatos pela presidente do Comung, Lia Quintana.

À tarde, os reitores reuniram-se com o secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Alsones Balestrin, para falar sobre o projeto da SICT que tem por objetivo a formação de professores junto às universidades comunitárias. Atualmente, o processo está no Comitê que trata do regime de recuperação fiscal do Estado. Até o fim do ano, tem-se a previsão de ser lançado o edital, que já está em construção. Durante o encontro, Balestrin convidou o Comung para ser parte deste time, através da criação de um núcleo com a participação de reitores. Este grupo irá se reunir regularmente com a Secretaria na construção de especificidades do projetos para montar o edital.

A presidente do Comung não só concordou como também frisou que as Instituições têm ligações e parcerias com as Coordenadorias Regionais de Educação, portanto, estão focadas em continuar lutando pela educação. Na oportunidade, Lia Quintana lembrou o curso de Formação de Professores e Gestores Escolares, realizado em duas etapas no ano de 2018, que aconteceu graças à parceria entre as universidades do Consórcio, Coredes e Secretaria de Educação do Estado.

Participaram das agendas: Reitora Lia Maria Herzer Quintana – Urcamp – Presidente do Comung; Reitor Cleber Prodanov – Feevale – Vice-Presidente do Comung; Reitora Cátia Maria Nehring – Unijuí – Tesoureira do Comung; Reitora Bernadete Maria Dalmolin – UPF – Secretária do Comung; Reitora Ir. Iraní Rupolo – UFN; Reitor Rafael Frederico Henn – Unisc; Reitor Gelson Leonardo Rech – UCS; Reitor Ir. Evilázio Francisco Borges Teixeira – PUC-RS; Reitor Fábio Dal-Soto – Unicruz; Vice-reitora Fernanda Storck Pinheiro – Univates; Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-graduação Neusa Maria John Scheid – URI; Pró-reitor Acadêmico Ezequiel Insaurriaga Megiato – Ucpel; Chefe de Gabinete Renaldo Souza – Unilasalle; Carlos Alberto de Oliveira Cruz – Chefe de Gabinete Unisinos; Marcelo Faoro – Chefe de Gabinete UCS; Carlos Robalo, Diretor de Patrimônio da UFN; e Alam de Oliveira Casartelli – Pró-Reitor Administração e Finanças da PUC.

Fonte/Fotos: Jéssica Pacheco/ASCOM/URCAMP