Congresso e Jornada Abordam Geração de Fitoterápicos

Evento acontece na Universidade Anhanguera UNIBAN entre os dias 6 a 9 de novembro

 

 

Com o tema “A relação universidade-empresa e a geração de medicamentos fitoterápicos no Brasil”, o Programa de Mestrado Profissional em Farmácia da Universidade Anhanguera UNIBAN, unidade Maria Cândida, promoverá entre os dias 6 e 9 de novembro, das 8h às 22h, a 11ª Jornada Paulista de Plantas Medicinais, em São Paulo. Em paralelo, será realizado o 1º Congresso Paulista de Fitoterapia, organizado pela diretoria da APFIT – Associação Paulista de Fitoterapia, que busca agregar à área de plantas medicinais o necessário aspecto terapêutico expresso nos fitoterápicos a serem desenvolvidos, prescritos e utilizados em benefício da saúde dos pacientes.

 

 

O evento é destinado aos profissionais da área da saúde (farmacêuticos, médicos, dentistas, enfermeiros, biomédicos, biólogos, nutricionistas, dentre outros), bem como aos acadêmicos, e busca aprofundar a discussão sobre os impasses que retardam o efetivo aproveitamento da flora nativa, através do desenvolvimento de medicamentos fitoterápicos inovadores e geradores de renda no país.

 

 

Faz parte do evento, também, o 1º Encontro Paulista dos Estudantes de Farmácia, a ser realizado nos dias 7 e 8 de novembro, a partir das 19h. Promovido pela coordenação do curso de Farmácia da Anhanguera UNIBAN, tem o objetivo de congregar estudantes da área de todas as instituições paulistas num amplo debate sobre temas técnicos e profissionais.

 

 

A programação da Jornada traz 10 cursos, cinco mesas redondas e palestras de 31 convidados de diferentes instituições, empresas e universidades, vindos de Pernambuco, Santa Catarina, Amapá, Brasília, Rio de Janeiro e de várias cidades do Estado de São Paulo. O destaque está na conferência de abertura feita por Josimar Henrique da Silva, presidente do Laboratório Farmacêutico Hebron, de Pernambuco, empresa de destaque na área de medicamentos fitoterápicos, e ex-presidente da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais. Também estarão presentes pesquisadores renomados da Fiocruz, da Unicamp, da Universidade Federal de Santa Catarina, do reitor da Universidade Federal do Amapá, José Carlos Tavares Carvalho, e de representante técnico da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), de Brasília.

 

 

Entre os principais temas abordados estão: Exemplos da importância de questões extra científicas na pesquisa e desenvolvimento de fitoterápicos; Produtos fitoterápicos já desenvolvidos: exemplos, facilidades e dificuldades; O que as indústrias farmacêuticas esperam das pesquisas de universidades; Efeitos gastroprotetores de aroeira; Obtenção de matéria prima vegetal; Tipificação de própolis brasileiras; Alcances e limites clínicos da fitoterapia; Fitoterápicos adaptógenos; Farmácias vivas; Fitoterapia no SUS: problemas relacionados à produção e aquisição de produtos (experiência de Pindamonhangaba); Controle de qualidade na indústria cosmética; Mercado Nacional e Internacional de Fitoterápicos; Produtos a serem desenvolvidos: possibilidades, dificuldades, necessidades e perspectivas; Desenvolvimentos fitoterápicos em odontologia; Perspectivas do segmento de fitoterápicos, e Novas normas de registro de fitoterápicos.

 

 

Além das palestras e cursos, serão apresentados trabalhos científicos de estudantes e profissionais de diversas instituições de ensino do País, a fim de promover a avaliação e incentivo de projetos de pesquisa. Até o momento foram inscritos 80 resumos de pesquisas, que serão apresentadas na forma de resumos e painéis. A programação completa está no site http://eventus.com.br/jppm/index.php/programa/cursos.html.

 

 

“Nosso principal objetivo é contribuir com o sequenciamento deste importante evento científico paulista, agora na 11ª edição, mantendo o nível da Jornada em termos de divulgação de pesquisas e temas da área de nosso interesse, propiciando condições para que os estudantes possam ter seus trabalhos científicos evidenciados em meio à pesquisa e descoberta de medicamentos fitoterápicos no país”, afirma a presidente da Comissão Organizadora da Jornada e professora do Mestrado Profissional em Farmácia da Anhanguera UNIBAN, professora Maria Cristina Marcucci Ribeiro.

 

 

A unidade Maria Cândida da Universidade Anhanguera UNIBAN está localizada na Rua Maria Cândida, 1813 – Vila Guilherme – São Paulo/SP. Mais informações pelo telefone (11) 2967-9124.

 

 

Serviço:

 

11ª Jornada Paulista de Plantas Medicinais

 

Data: 6 a 9 de novembro, das 8h às 22h

 

Local: Universidade Anhanguera UNIBAN – Unidade Maria Cândida

Endereço: Rua Maria Cândida, 1.813 – Vila Guilherme – São Paulo/SP

 

Inscrições: http://www.eventus.com.br/jppm/

Informações: (11) 2967-9124

 

 

 

Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.

 

A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.

 

Alfapress Comunicações

Simone Brambilla – (11) 97313-2331

Fernanda Blotta – (19) 9796-4526