Conselho de Reitores participa de eventos da ANEC em Brasília

forum anec

                                                                                                                                                                                          Foto: Divulgação/ANEC

O Conselho de Reitores esteve presente entre os dias 17 e 18 de setembro, no VIII Fórum de Mantenedoras, promovido pela Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC). O evento teve por objetivo discutir e definir a posição das instituições católicas de educação. O Fórum foi realizado em Brasília, na oportunidade também aconteceu a VII Assembleia Ordinária da Associação. Na mesa de abertura do Fórum o CRUB foi representado pela reitora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e integrante do novo conselho deliberativo do Conselho de Reitores, profª.  Anna Maria Marques Cintra.

Pátria Educadora: Desafios e Oportunidades foi o tema da primeira conferência realizada no Fórum de Mantenedoras, proferida pelo membro da Comissão de Justiça e Paz e assessor da União Marista, prof. Dr. Ricardo Spindola Mariz. Para o professor, toda pátria é educadora dos seus cidadãos, a questão é a qualidade de educação que esta pátria oferece.

“A sociedade imagina que as escolas vão resolver todos os problemas do país, é necessário discutir os limites do que corresponde e cabe a educação. É preciso limitar o que compete às escolas para que o trabalho seja de qualidade”, defendeu prof. Ricardo.

Prof. Ricardo afirmou que na área da educação, os indicadores de aprendizagem tem tido mais importância dentro das escolas do que a própria aprendizagem, o que para ele deveria ser ao contrário.

VII Assembleia Ordinária da ANEC

Ao dar continuidade nos eventos promovidos pela ANEC, foi realizado também a VII Assembleia Geral Ordinária. O evento teve por objetivo desenvolver as diretrizes a serem adotadas pela associação e por suas associadas no próximo ano de atividades.

Assim como no VIII Fórum de Mantenedoras os gestores e educadores participaram logo cedo de uma Celebração Eucarística celebrada por Dom Frei Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Na homilia, Dom Leonardo ressaltou a importância de todos se colocarem a disposição dos outros com os bens e os dons. “É preciso colocá-los a disposição. O país, o mundo precisa desses bens e dons”, disse Dom Leonardo.

Participaram da mesa de abertura da Assembleia o secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner; o Vice Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), Irmão Jardelino Menegat; o Presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Conselheiro da ANEC e do CRUB, reitor da Universidade Católica de Brasília, Prof. Gilberto Garcia; o Presidente do Conselho Superior da ANEC e Conselheiro do CRUB, reitor Padre Marcelo Aquino (UNISINOS); o Presidente da ANEC e Reitor da UNILASSALLE, prof. Dr. Ir. Paulo Fossatti.

A  primeira palestra do dia foi proferida pelo reitor da pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e membro da atual diretoria do CRUB, Prof. Pe. Josafá Carlos Siqueira, tema abordado pelo reitor foi o “Laudato Si: Sobre o cuidado da casa comum”.  Na ocasião, ele apresentou o documento e falou sobre a importância dele neste momento histórico em que o mundo experimenta o limite das capacidades planetárias. O documento surgiu a partir da sensibilidade do Papa Francisco ao perceber o grande problema que o mundo poderá enfrentar pela frente.

forum anec josafa foto povoa

                                                  Foto: Fernanda Póvoa/CRUB

Segundo o reitor da PUC-Rio, para o mundo católico é fundamental este documento porque nele é possível encontrar as reflexões do pontifício e a fundamentação específica sobre os limites mundiais, e ao mesmo tempo encontrar políticas e ações concretas que podem ser feitas nas escolas, nas universidades e nas comunidades. “O documento veio em um momento importantíssimo em que o mundo tem que tomar decisões. A sociedade tem que mudar os hábitos para que possamos ter um mundo ambientalmente mais sadio, sustentável, cheio de justiça e também fraterno. É preciso preservar a grande obra da criação”, afirmou Pe. Josafá.

Ao final o reitor lembrou um pensamento do papa Francisco: “Somos guardiões da criação, não somos donos, somos propriedades, nós temos que cuidar daquilo que Deus colocou em nossas mãos”.
Na sequência, foi realizada apresentação do relatório de atividades da ANEC e, na ocasião, foi anunciado o estado de Minas Gerais como próximo estado a sediar o IV Congresso Nacional de Educação Católica, promovido também pela ANEC.

Os dois eventos da ANEC receberam cerca de 280 participantes, dentre eles presidentes de mantenedoras, reitores, diretores de escolas católicas, provinciais, inspetores, ecônomos, assessores e representantes das redes e grupos da educação católica do Brasil.

Com informações da Assessoria de Comunicação da ANEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010