O grupo estará reunido até 12 de abril para tratar da avaliação, expansão do SNPG e uso da Ciência Aberta
A importância de debater o futuro da pós-graduação para além de questões relacionadas à avaliação quadrienal foi apontada por Denise Pires de Carvalho, presidente da CAPES, durante reunião do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES).
Os participantes estarão reunidos até a próxima sexta-feira, 12 de abril, na sede da CAPES, para acompanhar as atividades dos grupos de trabalho (GT), além de tratar da expansão do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e da Ciência Aberta.
A gestora lembrou que o Plano Nacional da Pós-Graduação está na etapa de análise técnica, com a consolidação das contribuições da chamada pública. Ao falar sobre o SNPG, Denise destacou que este “precisa contribuir com ideias para o Brasil avançar no que mais necessita: formação de doutores com qualidade”.
Na sequência, mencionou a demanda por novos programas de pós-graduação, considerando uma expansão com estratégia: “Se queremos ser nova indústria, precisamos de doutores e de um Brasil sendo capaz de exportar nova tecnologia”.
Na ocasião, a gestora anunciou os nomes dos dois novos diretores que irão compor a diretoria da CAPES: Antônio Gomes Souza Filho na Diretoria de Avaliação e Luiz Antônio Pessan na Diretoria de Programas e Bolsas no País.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
Fonte: CAPES