Conselho Nacional de Educação tem novo presidente

Foto: Mariana Leal/MEC

A secretária executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Fernanda Póvoa, participou nesta quinta-feira (6), em Brasília, da solenidade de posse do novo presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE). A cerimônia contou com a presença do Ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho e da secretária executiva da pasta, Profª. Maria Helena de Castro.

O novo presidente do CNE é o catarinense Eduardo Deschamps, em seu discurso de posse, Deschamps enfatizou que o Conselho vai dar prioridade a duas pautas: a reforma do ensino médio e a base curricular. “Vamos lutar por uma educação como espaço definitivo de supressão de preconceitos de qualquer tipo. E por uma escola em que o ser humano possa se desenvolver integralmente”, disse.

Eduardo Deschamps deixa o cargo de secretário de educação de Santa Catarina, que assumiu em 2012. Ao tomar posse no CNE, deixa também a presidência do Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed), cargo que assumiu em fevereiro de 2015.

Perfil

foto-eduardo-deschamps-novo-presidente-cneDoutor em engenharia elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), desde 1990 Deschamps é professor titular da Universidade Regional de Blumenau (Furb), onde foi reitor, chefe do departamento e coordenador do colegiado de curso de engenharia elétrica.

Docente avaliador do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi diretor do Instituto de Pesquisas Tecnológicas de Blumenau e integrou o Conselho de Desenvolvimento do Estado de Santa Catarina (Desenvesc), o Conselho da Associação Empresarial de Blumenau (Acib) e o Conselho de Desenvolvimento Regional de Blumenau.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010