Coordenações de áreas: envio de documentos deve ser feito até 7/11

Está aberto até 7 de novembro o prazo para professores e pesquisadores indicados às coordenações das áreas de avaliação assinarem o termo de manifestação de aceite. Será preciso, ainda, enviar a documentação exigida para a seleção, descrita no Edital nº 18/2025.

Programas de pós-graduação e associações científicas indicaram 1.045 nomes (veja tabela com as quantidades e percentuais), 25 dos quais em mais de uma área de avaliação. A Coordenação publicará a relação de habilitados e inabilitados até 5 de dezembro, com prazo para recursos até o dia 26 daquele mês.  A divulgação da lista definitiva de habilitados sai em janeiro de 2026.

cronograma do edital se encerra em abril de 2026, com a publicação da lista tríplice e designação dos coordenadores. Os mandatos terão início durante o Fórum de Transição dos Mandatos, também em 2026, com a respectiva posse, e término previsto para o ano de 2030.

A coordenação da área presta assessoramento técnico-científico para subsidiar as atividades de avaliação atribuídas à CAPES/MEC. Também conduz e supervisiona a atividade dos consultores, além de coordenar as comissões de avaliação. Tem o papel, ainda, de elaborar pareceres e proposições que ajudem no aperfeiçoamento da política nacional de pós-graduação stricto sensu.

Eventuais dúvidas sobre o edital devem ser encaminhadas para a Diretoria de Avaliação da CAPES/MEC (DAV), pelo endereço dav@capes.gov.br.

Fonte: CGCOM/CAPES