Covid-19: UFS vai testar 6 mil professores e alunos da rede pública

O objetivo da testagem por amostragem é ter um parâmetro da doença na população da rede de ensino

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) fará a testagem por amostragem de professores e alunos da rede pública de ensino em todas as regiões do Estado. A iniciativa é uma parceria da UFS com o Governo do Estado e o intuito é ter um parâmetro da doença nessa população específica. A expectativa é testar 6 mil professores e alunos em Sergipe.

O professor do departamento de Farmácia da UFS, Lysandro Pinto Borges, explica que a amostragem será feita por profissionais da Força Tarefa da Covid-19 do Laboratório de Farmácia em todas as regiões do Estado. As pessoas terão que se voluntariar e a partir daí serão escolhidas por sorteio.

“Nós vamos fazer a testagem pela divisão do Estado de Sergipe: Alto Sertão, Baixo São Francisco, Leste Sergipano, Médio Sertão, Agreste Central, Grande Aracaju, Centro Sul e Sul Sergipano. A testagem não será feita em todos, será por amostragem para dar (ao Estado) um perfil estatístico do aumento do número de casos nessa população, estabilização ou recuperação. Nós vamos ter um parâmetro do que está acontecendo”, diz.

Após iniciada, a testagem deve ser concluída em dois meses. Os testes, segundo Lysandro, serão fornecidos pelo Governo do Estado. A expectativa é coletar 6 mil amostras de professores e alunos da rede pública de ensino. A testagem deve começar pela população da região da Grande Aracaju.

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou que o estudo ainda está em planejamento e que assim que for finalizado, divulgará os detalhes. Ainda não há data definida para início da testagem.

Foto: Ilustrativa/UFS

Fonte: Infonet