CRES+5 acontece esta semana, em Brasília

Esta semana, de 13 a 15 de março, ocorre a Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e Caribe (CRES+5), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. O CRUB é representado no evento pela Pró-Reitora Valdenice José Raimundo (UNICAP) e pela Reitora Vera Lúcia da Rocha Maquêa (UNEMAT), Vice-Presidente deste Conselho, que integram a Comissão Organizadora da CRES+5.

No 1º dia da Conferência, com realização dos simpósios dos seis primeiros eixos temáticos no período vespertino, a Pró-Reitora Valdenice Raimundo foi Debatedora no Eixo 2: “Educação Superior, Diversidade Cultural e Interculturalidade na América Latina e Caribe”. Também participam do evento a Reitora Luciane Bisognin Ceretta (UNESC), Vice-Presidente do CRUB, e a Professora Salette Marinho de Sá, Secretária Executiva Adjunta do Conselho.

Pela manhã, líderes e autoridades proeminentes, incluindo o Ministro Camilo Santana, do Ministério da Educação (MEC); Ministra Luciana Santos, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); Izolda Cela, Secretária-Executiva do MEC; Alexandre Brasil, Secretário de Educação Superior; e Denise Carvalho, Presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), estiveram presentes para a abertura o evento. O programa matinal também contou com apresentação cultural do grupo Clube do Choro.

No período vespertino, os simpósios dos seis primeiros eixos temáticos da CRES+5 foram realizados. A Pró-Reitora Valdenice José Raimundo (UNICAP) foi Debatedora no Eixo 2: “Educação Superior, Diversidade Cultural e Interculturalidade na América Latina e Caribe”. Os temas abordados nos demais Eixos incluíram a posição da educação superior no sistema educacional regional da América Latina e Caribe, sua relação com a diversidade cultural, a internacionalização, entre outros.

Os participantes das diferentes temáticas apresentam um argumento em comum: a defesa da educação superior como principal saída para combater o negacionismo, as desigualdades locais e regionais, e como um instrumento na promoção do desenvolvimento sustentável, prevenindo potenciais desastres climáticos.

Ao término do primeiro dia da conferência, Francesc Pedró, Diretor da UNESCO – IESALC, expressou sua satisfação ao confirmar uma vontade compartilhada entre os participantes: avançar na promoção de um ensino superior de qualidade, inclusivo e equitativo para todos.

A CRES+5 prosseguirá nos dias 14 e 15 de março, abordando os próximos seis eixos temáticos e concluindo a redação dos textos correspondentes. Confira toda a programação.

Assessoria de Comunicação do CRUB com informações do MEC