CRUB adere o movimento 'Novembro Azul'

A página oficial no facebook do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) ganhou uma cor especial nesta segunda-feira (10), em referência ao movimento “Novembro Azul”. A iniciativa visa conscientizar homens sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), detectar precocemente a doença – antes que os sintomas se manifestem – aumenta para 90% as chances de cura. O câncer de próstata atinge um em cada seis homens, é mais comum a partir dos 40 anos e é responsável por cerca de 13 mil mortes no Brasil desde 2011.

 

A estimativa do Inca é que 68 mil novos casos sejam diagnosticados em 2014, uma média de um a cada sete minutos. Este é o terceiro ano de campanha pelo diagnóstico precoce da doença.
O movimento “Novembro Azul” teve origem na Austrália e desde 2010 é organizado no Brasil pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e pelo Instituto Lado a Lado pela Vida. Para o presidente da SBU, Carlos Conradi, a iluminação de órgãos como o Congresso traz mais “visibilidade” à campanha. Segundo ele, o movimento busca conscientizar sobre “a necessidade da realização de exames periódicos antes que a doença apareça em estágio avançado”.
“O câncer de prostata só apresenta sintomas quando está muito avançado, já passou para outros lugares e a pessoa não tem mais chance de cura. Então, se você fizer o diagnóstico precoce, você tem mais de 90% de ser curado”, ressaltou Conradi.
O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, de acordo com a SBU. Em 2014, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que 68.800 novos casos sejam descobertos.

 

Saiba mais sobre a campanha

O câncer de próstata atinge grande parte da população masculina e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção é de que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado.
Preocupado com a saúde do homem, o Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, a campanha Um Toque, Um Drible, que tem o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos. A campanha permanece ativa durante o ano todo e, em novembro de 2012, fomos pioneiros ao lançar no Brasil o Novembro Azul, que se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde.
O público-alvo da campanha, que é realizada durante o ano todo e tem seu ápice no mês de novembro, são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.
Para quebrar esse preconceito, o objetivo é informar a população por meio de ações interativas, além de conscientizar sobre a importância da realização dos exames periódicos relacionados ao câncer de próstata, que é o segundo mais recorrente em brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele.

 

Mais informações no site: http://www.novembroazul.com.br/

 

 

Com informações do G1/Distrito Federal e do Instituto Lado a Lado pela vida
Comunicação CRUB
(61) 3349-9010