CRUB apresenta demandas do setor ao ministro Janine

A diretoria do Conselho de Reitores se reuniu na tarde desta terça-feira (02) em Brasília com o Ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro para audiência. Na ocasião o ministro recepcionou os reitores agradecendo a presença de todos, afirmando que o Ministério da Educação está fazendo o possível para não prejudicar nenhum programa estrutural do setor.

O presidente do CRUB, reitor Wolmir Amado apresentou o colegiado ao Ministro, além de alguns temas que já vem sendo desenvolvidos em conjunto com o MEC. Dentre os temas trazidos para discussão pelo CRUB, estão o documento que consta as propostas do Conselho para a melhoria da Educação Básica, as diretrizes para regulação dos cursos de pós-graduação latu sensu e a revisão da avaliação da Educação Superior. O presidente destacou a importância do MEC rever a estrutura e o papel do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Para o ministro, a avaliação tem um papel importante na melhoria da qualidade da educação superior brasileira. “O Brasil só avançou graças a avaliação”, disse. “A avaliação é um processo que precisa ser mudado constantemente; quando você tem a mesma avaliação por um tempo as pessoas começam a trabalhar apenas sobre a métrica da avaliação”, afirmou Janine Ribeiro.

Além do Ministro da Educação, Renato Janine, participaram da audiência o secretário executivo da pasta, Luiz Claudio, o secretário de Educação Superior do MEC, Jesualdo Farias, a secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior do MEC, Marta Abramo, o presidente do Conselho, reitor Wolmir Amado, e os reitores Benedito Guimarães (UPM), Jouberto Uchôa (UNIT), Marcos Ziemer (ULBRA), Luiz Pedro Jutuca (UNIRIO), Ronaldo Mota (Estácio de Sá), Aldo Bona (UNICENTRO), João Otávio (UNIFEOB), a professora Elizabeth Guedes, vice-presidente da ANUP, o professor Julio Cesar, ex-reitor e membro honorário associado ao CRUB, e a secretária executiva do CRUB, Fernanda Póvoa.

Participaram também da audiência a convite do CRUB representantes das associações dos segmentos universitários, estiveram presentes as seguintes instituições: ANUP, ABRUEM, ABRUC, ANEC e ABIEE.

Com informações da Assessoria de Comunicação do MEC

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010