Saiba como sua IES pode contribuir para essa causa

Foto Alberto Ruy (243)O Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) assinou nesta terça-feira (30), em Brasília, o Protocolo de Compromisso com a Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa. Esse compromisso público se deu pela a convocação cívica da Ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), em vista à superação da violência contra a mulher.

A Campanha Nacional “Justiça pela Paz em Casa”, conta com a participação de todos os Tribunais de Justiça do país, e promoveu ações concentradas ao longo da semana de 9 a 13 de março, a fim de agilizar audiências e julgamentos de processos que envolviam violência ou grave ameaça contra a mulher. A próxima ação da campanha ocorrerá entre os dias 03 e 07 de agosto de 2015.

O objetivo deste acordo é avançar no compromisso social das Universidades brasileiras, inserindo cada vez mais as Instituições de Educação Superior no trabalho pelas causas sociais. Este primeiro protocolo é um marco entre as Instituições de Educação Superior e com os Tribunais de Justiça dos Estados.

A intenção de tal convênio é oferecer propostas concretas e promover um esforço conjunto para os julgamentos de casos de violência doméstica, principalmente os que envolvem homicídio, com o apoio voluntário dos estudantes ligados aos cursos de Direito, da Psicologia e Serviço Social.

Para o presidente do CRUB, reitor Wolmir Amado (PUC Goiás), essa convoção cívica da Ministra Cármen Lúcia é de extrema importância para o País, por que todos os educadores têm um compromisso com a sociedade brasileira, com as famílias e com a formação social de milhões de jovens que estão nas universidades.

Saiba como aderir ao convênio 

justica pela paz em casa logo crub

As Instituições de Educação Superior que tiverem interesse em participar desse convênio do CRUB com a Campanha Nacional Justiça pela Paz em Casa, podem entrar em contato com a secretaria executiva do CRUB através do email: crub@crub.org.br ou pelo telefone (61) 3349-9010, para obter as instruções do protocolo bem como os contatos dos Tribunais de Justiça.

Baixe aqui o modelo de Convênio a ser celebrado entre a Instituição e o Tribunal de Justiça local.

Confira abaixo outros modelos de convênios já existentes entre as Instituições e Tribunais de Justiça.

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010