CRUB comemora seus 48 anos de criação e realiza sua 285° reunião dos Conselhos Deliberativo e Fiscal

Há exatamente 48 anos, em 30 de abril de 1966, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), iniciou sua longa caminhada, cheia de esperança, determinação, fé e entusiasmo. A criação do CRUB representou a inserção do intercâmbio e cooperação entre todas as universidades, com a missão de promover a integração das instituições universitárias do Brasil, fortalecendo sua autonomia e buscando permanentemente o aperfeiçoamento da Educação Superior.

 

No dia em que o Conselho de Reitores comemora seu 48° aniversário foi realizada em sua sede provisória, em Brasília, a 285° reunião dos Conselhos Deliberativo e Fiscal, que teve como pauta principal a avaliação do pré-projeto da nova sede do CRUB.

 

Na ocasião foi apresentado o pré-projeto do layout interno da nova sede, desenvolvido pelo o arquiteto Sérgio Borges, da Atiwa Arquitetura. Sérgio expôs a proposta do novo espaço de acordo com as discussões previamente realizadas com a presidência e a secretaria executiva do CRUB. Quando da finalização da apresentação, os reitores presentes fizeram suas considerações acerca do projeto.

 

Outro tema da pauta que também foi debatido referia-se a reorganização da agenda de eventos do CRUB, bem como a aprovação das contas do Conselho. Também foram discutidos alguns assuntos gerais como a proposta de convênio entre o CRUB e o American Council, que visa trabalhar a internacionalização das Universidades filiadas ao CRUB com as Instituições Nortes Americanas filiadas ao American Council.

 

Foi apresentada também a proposta de parceria entre a empresa Samsung e o CRUB, que visa integrar os trabalhos de tecnologia desenvolvidos pela empresa com o mundo acadêmico, por meio de instalação de “Ocean’s Center’s” nas universidades filiadas ao Conselho. Esta parceria consistirá no desenvolvimento de laboratórios de pesquisas nas universidades, fornecendo aos estudantes a oportunidade de estágio não-remunerado nestes espaços, além de palestras e cursos nas áreas de tecnologia. A assinatura do convênio entre a Samsung e o Conselho ocorrerá no próximo dia 22 em São Paulo.

 

Participaram da reunião o Presidente do CRUB, reitor Wolmir Amado (PUC Goiás); e os reitores Gilberto Selber (UNIAN-SP), Pe. Josafá Siqueira (PUC-Rio), Roberto Sales (UFF), Mário Cesar dos Santos (Univali), Marcos Fernando Ziemer (ULBRA), o vice-reitor da UPM, Marcel Mendes, a secretária executiva do CRUB, Fernanda Torres Póvoa, a assessora administrativa e financeira do CRUB, Fernanda Guedes Mariani, e o Jornalista do Conselho, Fernando Pinto. Ao final dos trabalhos foi oferecido um almoço em comemoração ao 48° aniversário do Conselho de Reitores.

 

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010