CRUB debate os indicadores de avaliação da Educação Superior na Câmara dos Deputados

Foto: Luiz Alves/Câmara dos Deputados

                                                                                                                                           Foto: Luiz Alves/Câmara dos Deputados

O vice-presidente do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), Prof. Benedito Guimarães Aguiar Neto, participou nesta quinta-feira (13), em Brasília de audiência pública na Câmara dos Deputados que debateu sobre os indicadores de avaliação e qualidade da Educação Superior.

Tal audiência foi promovida pela Comissão de Educação da Câmara, por meio da Subcomissão Permanente de Indicadores e Qualidade da Educação.

Em sua fala o vice-presidente do CRUB, reitor Benedito Aguiar destacou o trabalho realizado pelo Conselho de Reitores em prol da melhoria do sistema de avaliação da Educação Superior, o reitor também falou do excessivo peso conferido ao Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Benedito afirmou que “o Enade se tornou protagonista do Sinaes”, o que ele considera um problema. “O Enade é um processo altamente vulnerável, porque a avaliação fica sob responsabilidade do aluno”, salientou.

Ele observou que nem todos os alunos fazem o Enade. “Apenas 1/3 dos alunos estão efetivamente fazendo a prova”, destacou.

O reitor ressaltou a importância da lei que criou Sinaes (Lei 10.861/04). “Mas não vamos assegurar qualidade apenas com avaliação, precisamos de compromisso com a educação”, salientou. Ele questionou também se os eixos de avaliação do Sinaes são suficientes. Os eixos incluem a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes (por meio do Enade).

Além do vice-presidente do CRUB, participaram da audiência o diretor de políticas e Programas de Graduação do Ministério da Educação, Dilvo Ilvo Ristoff; o representante da Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), Celso da Costa Frauchers; o membro da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior, Joaquim José Soares Neto; a coordenadora Geral de Controle e Qualidade da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio (INEP), Stela Maria Meneghel, do representante da Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), Mauricio Garcia, da presidente da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), Amábile Pacios, e do vice-presidente da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE), Robert Verhine.

O debate ainda contou com a presença de representantes do setor de educação superior e de vários parlamentares dentre eles: o primeiro vice-presidente da Subcomissão de Permanente de Indicadores e Qualidade da Educação, deputado Pedro Uczai (PT/SC), da deputada do PMDB de Tocantins, Josi Nunes titular da subcomissão e membro da Comissão de Educação, e do presidente da Comissão de Educação da Câmara, deputado Saraiva Felipe (PMDB/MG).

Com informações da Agência Câmara Notícias

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010