CRUB E CAPES debatem recursos para pós-graduação

Aumento nos repasses para custeio e projeção de retorno do Programa de Apoio a Eventos no País são destaque em reunião

CGCOM/CAPES

O acréscimo de R$47 milhões em relação a 2022 nos recursos para custeio e a projeção de novos editais para apoio a eventos no País foram temas em destaque em reunião entre a CAPES e o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB) nesta terça-feira, 18 de abril. O encontro ocorreu de forma híbrida, com alguns membros do CRUB na sede da Fundação, em Brasília, e outros participando por videoconferência.

Sobre o aumento nos montantes dos Programas de Apoio à Pós-Graduação (Proap) e de Excelência Acadêmica (Proex), destinados à manutenção de equipamentos, aquisição de materiais de laboratórios, participação em eventos e publicação de conteúdos científicos, Mercedes Bustamante, presidente da CAPES, disse ter sido  “possível inserir um número maior de entidades na nova distribuição dos recursos de custeio”.

Bustamante destacou também a importância da extensão. Em relação aos eventos, a presidente da Fundação confirmou que dois novos editais do Programa de Apoio a Eventos no País (Paep), um para a pós-graduação e outro para a formação de professores para a educação básica, estão em formulação. Neles, estará explícito que os eventos de extensão também podem ser  abrangidos.

Com os investimentos já realizados e outros ainda por vir, Beatriz Maria Eckert-Hoff, presidente do CRUB e reitora do Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), afirmou ser “um momento muito bom, de pós-pandemia, novo governo e mais recursos para a Educação” e disse que o CRUB planeja ser “mais propositivo”.

Também participaram da reunião os seguintes membros do CRUB: Waldemiro Gremski, 1º vice-presidente e reitor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Rodrigo Zanin, 3º vice-presidente professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), Luciane Ceretta, 1ª tesoureira e reitora da Universidade do Extremo-Sul Catarinense (Unesc), Carlos Bulhões, diretor-suplente do Crub e reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),e José Carlos Aguilera, secretário-executivo.

Sobre o CRUB
Criado em 1966, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras representa todos os segmentos da educação superior do Brasil. A entidade congrega reitores, gestores e professores de instituições públicas (federais, estaduais e municipais), comunitárias e particulares.

 FOTO: Thaís Mesquita – CGCOM/CAPES

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)