CRUB elege nova Diretoria para Gestão 2023-2025

Nesta quarta-feira, 30, o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras realizou sua 101ª Assembleia Geral Extraordinária e Eletiva, e elegeu o novo Conselho de Administração do CRUB e respectivo Conselho Fiscal, para a Gestão 2023-2025.

O Processo Eleitoral foi conduzido pela ex-Presidente do CRUB, Professora Lia Maria Herzer Quintana, com os Professores Rodrigo Bruno Zanin e Evandro do Nascimento Silva. Por unanimidade, e em formato de aclamação, os participantes votaram pela eleição da chapa única, presidida pelo Reitor Pedro Rubens Ferreira Oliveira (UNICAP).

A atual Presidente, Reitora Beatriz Maria Eckert-Hoff, agradeceu a presença de todos na Assembleia e parabenizou os eleitos, destacando a importância do CRUB no diálogo com o poder público e demais entidades representativas da educação superior brasileira.

O Presidente eleito, Reitor Pedro Rubens, relembrou os desafios que têm-se apresentado para o CRUB e para as IES e reforçou a importância do Conselho como ponte entre os diferentes segmentos educacionais.

“O desafio assusta, mas nos coloca em uma posição de querermos, nesse complexo sistema educacional brasileiro, apostar nessa instituição que tem história e continua a fazer história. O CRUB é muito importante para o Brasil! Temos muito trabalho a ser feito e devemos traçar uma agenda comum. Meu agradecimento a todos aqueles que aceitaram compor a chapa. Nós vamos precisar de todo mundo. Muito obrigada pela confiança e ‘estamos juntos’”. – Reitor Pedro Rubens Ferreira Oliveira

 

A Reitora Luciane Ceretta (UNESC) assume a 1ª Vice-Presidência representando as Universidades Comunitárias:

“No CRUB, trabalhamos representando o segmento das nossas universidades, mas juntos, somos a educação de um modo geral. É uma instituição que necessita muita firmeza e posicionamento. Estou muito feliz em participar com você, Reitor Pedro Rubens, e com todos que nos acompanham. Me coloco à disposição para dar sequência ao trabalho feito”, diz a Reitora Ceretta, que também é Conselheira do CNE.

A nova Diretoria inicia seu mandato em 02/10/2023.

 

Reconhecimento

As Reitoras Lia Quintana e Beatriz Eckert-Hoff, que estiveram à frente do CRUB na Gestão 2021/2023, foram amplamente elogiadas pelos participantes da Assembleia. “Vocês marcaram a história do CRUB, não só como as duas primeiras mulheres à frente do Conselho, mas por tudo que fizeram até aqui”, afirmou o Reitor Pedro Rubens.

O ex-Presidente, Reitor Waldemiro Gremski (PUCPR), também deu votos de sucesso e agradeceu a gestão anterior: “Este é um momento extremamente importante de renovação, novas cabeças, novas ideias. Agradeço e parabenizo a Reitora Beatriz, que assumiu o CRUB em um momento de grande transição de Governo, Ministério. Estamos vendo o CRUB saindo desse processo todo muito respeitado e reconhecido, portanto foi um trabalho muito importante, a sua dedicação. Gostaria de saudar o Reitor Pedro, seja bem-vindo! Certamente teremos um CRUB que vai continuar com essa caminhada.

Confira abaixo a lista completa da composição da nova Diretoria do CRUB:

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Presidente – Reitor Pedro Rubens Ferreira Oliveira – UNICAP (PE)
1ª Vice-Presidência (Comunitárias) – Reitora Luciane Bisognin Ceretta – UNESC (SC)
2ª Vice-Presidência (Particulares) – Reitor Denis Rodrigo Garces Lopes – UNIGRANRIO (RJ)
3ª Vice-Presidência (Estaduais/Municipais) – Reitora Vera Lúcia da R. Maquêa – UNEMAT (MT)
4ª Vice-Presidência (Federais) – Reitor Carlos André Bulhões Mendes – UFRGS (RS)

1ª Tesouraria – Reitor Germano Rigacci Júnior (Comunitárias) – PUC-Campinas (SP)
2ª Tesouraria – Reitora Maria Beatriz Balena Duarte (Particulares) – UVA (RJ)
1ª Secretaria – Reitor Evandro Alberto de Sousa (Estaduais) – UESPI (PI)

Suplente Comunitárias – Reitor Rafael Frederico Henn – UNISC (RS)
Suplente Estaduais/Municipais – Reitor Alberto Barella Netto – UniRV (GO)
Suplente Particulares – Reitor Marco Antônio Soares de Souza – UVV (RJ)

CONSELHO FISCAL
1º Titular – Reitor Milton Beltrame Junior – UNIVAP (SP)
2º Titular – Reitor José Marinoni – UCDB (MS)
3° Titular – Professora Carmen Lúcia de Lima Helfer – UNISC (RS)