CRUB integra câmara de coordenação de programa nacional do MEC

A secretária executiva do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB), Fernanda Póvoa, participou na manhã desta terça-feira, 1° de agosto, no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) em Brasília, da primeira reunião da Câmara do Programa Nacional de Estruturação a Centros de Desenvolvimento Regional (CDRs).

O objetivo do encontro foi de apresentar a proposta de um programa nacional com vistas a delinear o papel das universidades e instituições de ensino e pesquisa no desenvolvimento regional. Tal projeto é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Superior (SESu) e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC), subsidiados pelo CGEE.

O CRUB, por ser a única entidade a congregar todos os segmentos universitários, terá a missão de representar o setor, sendo um integrante essencial neste grupo de trabalho para o bom andamento das ações do programa.

Além do CRUB, o programa conta com representantes do MEC, MCTIC, CGEE, Câmara dos Deputados (CEDES/Consultoria Legislativa), CAPES, CNPq, FINEP, Sebrae, dentre outros.

O CGEE – É responsável por promover estudos, análises e avaliações em áreas estratégicas ligadas à ciência, tecnologia, inovação e educação, em particular no que se refere a processos de tomada de decisão em alto nível. Neste projeto especifico o CGEE têm o objetivo de subsidiar o MEC no apoio à constituição de Centros de desenvolvimento regional nas universidades, institutos federais e/ou outras instituições de ensino e pesquisa brasileiras, capazes de articular atores relevantes e tomadores de decisão em prol do aumento da competitividade e sustentabilidade das estruturas sociais e econômicas regionais, da melhor apropriação social dos esforços de formação de recursos humanos e de resultados das atividades de pesquisa e desenvolvimento e da melhoria de qualidade de vida das respectivas populações.

Comunicação CRUB
(61) 3349-9010