CRUB marca presença no Seminário “Renovação da Lei de Cotas: perspectivas e amplitudes”, organizado pelo CNE

O CRUB participou, ontem (09), do Seminário organizado pelo CNE com o tema“Renovação da Lei de Cotas: perspectivas e amplitudes. O encontro teve como objetivo elencar e dialogar contribuições para a melhoria da Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012) no sentido de aumentar a adesão às cotas.

A Deputada Federal Dandara Tonantzin (PT/MG), relatora da Lei de Cotas na Câmara, defendeu a unificação do mecanismo de ingresso no ensino superior e a criação de condições objetivas para permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade. Dandara reafirmou a importância da ampliação das cotas e de avançar no debate da educação anti-racista.

A Presidente da UNE, Bruna Brelaz, destacou a importância das cotas para o processo de reparação histórica e científica, tendo em vista que a nova geração, que conta com estudantes cotista, tem contribuído com a pesquisa, a extensão e os avanços na comunidade acadêmica. Bruna afirmou que é necessária a criação de uma política de permanência efetiva e aperfeiçoamento das políticas de assistência estudantil, bem como a ampliação das cotas.

Segundo o Presidente do CNE, Luiz Curi, os debates inauguram uma série de estudos e ações do CNE que resultarão em um relatório para melhorias na Lei. O documento será enviado ao MEC.

O evento contou com a participação do CRUB, da Diretora da ANPG Priscila Duarte, além de representantes do Senado Federal e de Instituições de Ensino Superior como SECADI/MEC, ANDIFES, USP, UNICAMP, CONFENEN, CONIF, COGNA, entre outros.