CRUB participa da 87ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da CAPES

Na quinta-feira, 05 de outubro de 2023, o CRUB participou da 87ª Reunião Ordinária do Conselho Superior da CAPES, representado pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da UNESC, Professora Gisele Silveira Coelho Lopes. O evento marcou um importante passo para o fortalecimento da pós-graduação no Brasil, onde diversos temas fundamentais para o desenvolvimento acadêmico e científico do país foram debatidos e deliberados.

1. Plano Nacional da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil (PNPG 2024-2028)

Um dos destaques da reunião foi o andamento do processo do PNPG, Plano Nacional da Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil, que norteará as diretrizes da pós-graduação no país nos próximos anos. A previsão é que a aprovação do PNPG 2024-2028 ocorra em dezembro de 2023, no Conselho Superior da CAPES.

Um amplo debate com a comunidade científica, o setor público, o setor empresarial e a sociedade civil foi realizado durante o mês de setembro, por meio das Oficinas Estaduais para a construção da Agenda Nacional de Formação de Recursos de Alto Nível, e que reuniu cerca de 700 pessoas, nas cinco Regiões do Brasil, realizadas durante os meses de setembro. Essas contribuições integrarão o Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) que passará por consulta pública em outubro, por meio do site Participa + Brasil, permitindo que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral participem ativamente na construção das políticas para a pós-graduação brasileira.

2. Aprovação de Nova Área de Avaliação da CAPES

Outro marco significativo foi a aprovação de uma nova área de avaliação pela CAPES. Esta medida visa agrupar Programas de Pós-Graduação (PPGs) que estavam dispersos em diferentes áreas voltadas para a formação continuada da educação básica. Foi proposta a criação de uma comissão própria para os Programas Proebs e Profs, que são programas de mestrado profissional para a educação.

Ainda durante a reunião, foi proposta a elaboração de documentos específicos para orientar esses programas, com recomendação do Comitê Técnico-Científico (CTC) de criação da nova área denominada “Ciências e Humanidades para a Educação Básica”. Esses programas são fundamentais para o desenvolvimento de profissionais qualificados na área educacional e recebem fomento da Diretoria de Educação a Distância da CAPES.

3. Continuidade do Processo de Aprovação de Recursos

A reunião também destacou a continuidade do processo de aprovação dos recursos protocolados pelos programas de pós-graduação de diversas universidades, referentes à Quadrienal 2017-2020. Esses recursos são essenciais para garantir o funcionamento e a qualidade dos programas de pós-graduação no país.

 

Professora Gisele Lopes (UNESC) representou o CRUB na reunião.

 

#CRUB #CAPES #PNPG #PósGraduação